O que é o Enem Digital e como será aplicado
O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado desde 1998, mas no início servia apenas para avaliar o ensino no país. Com o tempo, passou a dar acesso ao ensino superior público e particular através de outros programas como o Sisu e ProUni. E neste ano, o Ministério da Educação lançou o Enem Digital, que você irá entender como será aplicado e a diferença do Enem tradicional.
Aplicação do Enem em 2020
A aplicação do Enem Digital será feita em Outubro com a participação de 50 mil candidatos, já o Enem tradicional, o regular, será em Novembro de 2020 para todos os demais inscritos. Isso ocorrerá para adequação, já que, a partir de 2026, toda a edição do Enem será feita digitalmente.
Diferença entre o Enem Digital e o Regular
O Enem Regular funcionar da seguinte forma:
- Será realizado uma vez ao ano;
- Todos os interessados poderão realizar a prova;
- Será aplicado em todo o País;
- A prova é composta por quatro cadernos de questões, com 45 perguntas cada, e uma redação;
- Poderá ser extinto em 2025.
O Enem Digital funcionará da seguinte forma:
- Será realizado uma vez ao ano;
- Com o passar do temo será aplicado em diversas vezes ao ano;
- Para 2020 serão apenas 50 mil candidatos;
- A prova será composta por quatro cadernos de questões, com 23 questões cada, e uma redação;
- Será realizada no local de prova indicado na inscrição, seja ela uma escola ou universidade conveniada ao Inep, assim como o Enem Regular;
- A partir de 2026, será a única versão do Enem.
Locais de aplicação do Enem Digital em 2020
Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Manaus (AM); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); São Paulo (SP);
Como será a aplicação do Enem Digital?
A aplicação será por meio de computador e permanecerá em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro, e os resultados serão divulgados de forma conjunta. Segundo o Presidente do Inep, a aplicação do Enem Digital em 2020 será voltada para candidatos prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura durante a realização da prova digital. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.