Fique por dentro das inscrições para o Enem 2020
O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é a grande oportunidade de acesso ao ensino superior, seja ele público ou particular, através do Sisu, ProUni ou Fies. E a preparação para o maior vestibular do país deve começar bem antes, para que o candidato tenha mais chances de conquistar a sua vaga em uma universidade. Fique por dentro das inscrições para o Enem 2020.
Para este ano de 2020, o Ministério da Educação, por meio do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é a autarquia responsável pela elaboração e aplicação das provas, lançou uma novidade para quem vai fazer as provas já a partir deste ano: O Enem Digital. Já as inscrições, ainda não tem data definida pelo Inep, mas a previsão é que ocorra em meados de maio.
Aplicação do Enem em 2020
O Enem em 2020 terá duas aplicações, sendo a primeira do Enem Digital para 50 mil pessoas, e a segunda do Enem Regular para os demais inscritos.
Enem Digital
- Será realizado uma vez ao ano;
- Com o passar do temo será aplicado em diversas vezes ao ano;
- Para 2020 serão apenas 50 mil candidatos;
- A prova será composta por quatro cadernos de questões, com 23 questões cada, e uma redação;
- Será realizada no local de prova indicado na inscrição, seja ela uma escola ou universidade conveniada ao Inep, assim como o Enem Regular;
- A partir de 2026, será a única versão do Enem.
Aplicação do Enem Digital:
- 1º dia de provas – 11 de outubro
- 2º dia de provas – 18 de outubro
Enem Regular
- Será realizado uma vez ao ano;
- Todos os interessados poderão realizar a prova;
- Será aplicado em todo o País;
- A prova é composta por quatro cadernos de questões, com 45 perguntas cada, e uma redação;
- Poderá ser extinto em 2025.
Aplicação do Enem Regular:
- 1º dia de provas – 1 de novembro
- 2º dia de provas – 8 de novembro
Isenção da taxa de inscrição do Enem 2020
Mesmo ainda não tendo a data definida das inscrições, sabemos que o período para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição começa antes das inscrições, onde o estudante que estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo Inep, deverá realizar o pedido de isenção da taxa de cadastro.