O que vai acontecer após confirmação de Gabaritos trocados do Enem 2019
A confirmação da troca dos Gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, foi feita pelo Ministério da Educação, através do Ministro Abraham Weintraub, que garantiu a resolução do problema nesta segunda-feira, 20. Mas, o que vai acontecer após confirmação de Gabaritos trocados do Enem 2019?
A princípio, a maior preocupação dos estudantes é em relação do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, cuja inscrição começará dia 21 de janeiro. Porém, segundo o Inep, nem o programa e nem os candidatos serão prejudicados, pois apenas 0,01% dos participante no Enem 2019 tiveram a troca dos Gabaritos, e estes erros serão corrigidos a tempo, antes do Sisu.
No total, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram da prova do Enem em 2019, e a estimativa do governo é que o número de atingidos pode variar de 9 a 30 mil. E em coletiva a imprensa, o Presidente do Inep, Alexandre Lopes, declarou que é provável que o erro tenha ocorrido na gráfica, quando informou ao Inep a cor do gabarito correspondente à prova realizada pelos candidatos.
Segundo ainda o Ministro Weintraub, o erro se deu na “contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado (2019). Um número muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado ao fechar os envelopes.”
Declaração via Twitter
E no Twitter, o Ministro garantiu que o problema será solucionado nesta segunda-feira, dia 20: “Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas. O número é muito baixo. Até segunda-feira, dia 20, tudo será resolvido. Pedimos desculpas aos participantes do exame pelo transtorno”.