close
Enem

ENEM: 5 técnicas para otimizar sua rotina de estudos

Se você não mantém uma boa rotina, dificilmente conseguirá assimilar o que foi ensinado pelo professor e seu rendimento certamente cairá. Existem algumas mudanças que deixam seu tempo muito mais otimizado e o aprendizado até mais divertido. Quer saber quais? Confira agora 5 dicas de como melhorar a sua rotina de estudos, principalmente, para o ENEM.

ENEM: 5 técnicas para otimizar sua rotina de estudos


Tenha um calendário de estudos

Não adianta querer estudar todas as matérias da escola ou cursinho no mesmo dia porque nem sempre vai funcionar. O ideal é fazer um calendário dividindo o dia em disciplinas e combinando-as entre algumas mais puxadas e outras mais leves. Dessa forma você mantém seu cérebro na ativa e termina seu programa de estudos sem ter um gasto de energia desnecessário.

O correto é colocar apenas uma matéria mais difícil e que pede mais raciocínio por dia, combinando-a com aquela didática e/ou decorativa. Marque também em seu calendário semanal um dia para revisões e exercícios, de preferência no final de cada semana.

Anote tudo de importante

Quando você faz apontamentos fica bem mais fácil de aprender, principalmente em matérias decorativas. Tenha um caderno reserva para fazer seus resumos e fichamentos, mesmo que isso gaste um pouco mais do seu tempo. Assim você ganha mais uma fonte de estudos e encontra seu material com muito mais praticidade.

Além de facilitar pesquisas, você aprende mais ao fazer anotações. Para aqueles que preferirem, ainda podem grifar ou usar marcadores de textos no próprio livro. Uma ótima dica é preparar um plano de estudos como se fosse dar uma pequena aula sobre aquele assunto.

Para complementar o que foi descrito acima, confira uma palestra muito importante e interessante, do renomado Professor Pier!

Tenha disciplina e compromisso

Ter um calendário de estudos e um plano elaborado deixará seu aprendizado muito mais fácil, mas também é preciso comprometimento. Dessa forma, evite atividades paralelas que acontecem justamente no momento em que você tem para estudar. A disciplina te ajuda a manter a programação de aulas em dia e o compromisso evita que as suas matérias sejam deixadas de lado por algum outro evento não tão importante.

Reforçando ainda mais, assista um vídeo do saudoso Professor Paulo Jubilut onde ele explica o necessário para desenvolver o hábito e a disciplina de estudar!

Monte o Seu ambiente de Estudos

Sentou para estudar? Desligue a TV e o celular e, de preferência, fique em um ambiente com mais silêncio e evite qualquer atividade que possa prender sua atenção e tirar o foco da matéria. Alguns alunos só gostam de estudar com música, então esta é liberada, mas opte por um som que lhe deixe focar nas aulas. Quanto menos atrativos tiver o local, mais aproveitamento você tem de suas matérias.

Para facilitar ainda mais, é indicado que você tenha uma garrafinha de água e um pequeno lanche ao seu lado. Também ligue o ventilador ou abra a janela para proporcionar uma boa ventilação. Quanto mais tempo focado nos seus apontamentos, mais aproveitamento terá.

Leia também: 8 dicas para ter um ambiente de estudo proveitoso.

Combine estudos em grupo

ENEM: 5 técnicas para otimizar sua rotina de estudos

Esta dica é ainda mais eficiente para aqueles alunos que têm dificuldade de raciocínio e memorização. É indicado que, pelo menos uma vez por mês, você elabore um grupo de estudos com seus amigos para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos. Em muitos casos, aquele problema que não consegue resolver ou aquele tema difícil de memorizar ficam muito mais agradáveis com dicas de amigos.

Sabendo como otimizar o seu tempo e sua rotina fica muito mais fácil e até divertido estudar, não acha? Comece hoje mesmo e perceba a diferença no seu aproveitamento!

Ah, e não esqueça de ver os vídeos que colocamos nesta postagem! Vale muito a pena!

Tags : Provas
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe seu Comentário

avatar