Saiba como calcular a sua nota do Sisu
Se você fez o Enem 2021, saiba que é possível ingressar em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com esse programa do governo é possível ingressar em uma das diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil utilizando a nota do Enem.
Mas dependendo do curso desejado, a sua nota pode variar. Por exemplo: se você quer cursar Medicina, em algumas instituições a sua nota de Ciências da Natureza pode ter peso 2. Então é comum que os estudantes fiquem ansiosos para fazer o cálculo e saber se a média do Enem vai ser suficiente para utilizar no Sistema.
Para te ajudar, vamos mostrar a seguir mais detalhes sobre o Sisu e como calcular a sua nota.
Como funciona o Sisu?
O Sisu é sistema 100% online que aceita apenas a inscrição de estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Então, se você fez a prova como treineiro, não será possível concorrer a uma vaga e nem mesmo simular a sua nota em uma universidade.
Para participar, basta ter feito a prova mais recente do Enem e não ter zerado a redação. Não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição para concorrer a uma vaga.
Além disso, os candidatos do Sisu podem selecionar até duas opções de curso em diferentes instituições. As inscrições ficam abertas em média três dias e com isso, dá para ter uma noção de qual posição ocupa no Sistema, porque é possível ver a nota de corte de acordo com a graduação, universidade e modalidade escolhida.
Atualmente, o Sisu possui quatro modalidades de concorrência:
- Ampla concorrência;
- Cotas para alunos de escola pública;
- Cotas para alunos de escola pública e baixa renda;
- Cotas para alunos de escola pública e ações afirmativas.
Entenda como funciona a nota do Sisu
O Sisu usa o desempenho do Enem dos candidatos para fazer a seleção. A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados em um determinado curso, considerando o número de vagas e o total de candidatos.
Além disso, como já mencionado acima, um curso pode dar um peso maior a uma área de conhecimento do Enem, e em alguns casos, as instituições podem exigir uma nota mínima para concorrer a uma vaga.
Simulador de notas de corte do Sisu
Depois de fazer o Enem, com certeza aumenta a ansiedade para saber se vai ser possível ingressar na faculdade com o Sisu.
Com o simulador de notas de corte da Quero Bolsa é possível ter uma ideia de qual universidade ingressar e qual curso fazer por meio do Sistema de Seleção Unificada.
A ferramenta é gratuita e para fazer a simulação, basta inserir sua nota, a cidade, a graduação pretendida e o seu e-mail.
Simples, né!? Então basta clicar no botão abaixo e aproveitar!
Como entrar na universidade sem o Sisu
Se o seu desempenho no Enem não foi tão bom quanto você gostaria e não deu para usar a sua nota do Sisu, fique tranquilo! Você ainda pode usar sua nota em outros programas do governo ou tentar uma bolsa de estudos pela Quero Bolsa.
- Programa Universidade Para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para quem deseja ingressar em instituições de ensino superior privado;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): usando sua nota, você pode ingressar no ensino superior privado por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades;
- Quero Bolsa: você pode conseguir uma bolsa de até 80% em mais de mil faculdades espalhadas pelo Brasil. Não é necessário comprovar renda e nem utilizar a nota do Enem para ingressar na universidade dos seus sonhos.
Confira a lista de algumas faculdades que estão na Quero Bolsa:
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul
- Faculdades Anhanguera
- Unopar – Universidade Norte do Paraná
- UNIFCV – Centro Universitário Cidade Verde
Acompanhe as últimas notícias sobre ENEM: