Saiba como calcular a sua nota do Sisu

Se você fez o Enem 2021, saiba que é possível ingressar em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com esse programa do governo é possível ingressar em uma das diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil utilizando a nota do Enem.

Mas dependendo do curso desejado, a sua nota pode variar. Por exemplo: se você quer cursar Medicina, em algumas instituições a sua nota de Ciências da Natureza pode ter peso 2. Então é comum que os estudantes fiquem ansiosos para fazer o cálculo e saber se a média do Enem vai ser suficiente para utilizar no Sistema.

Para te ajudar, vamos mostrar a seguir mais detalhes sobre o Sisu e como calcular a sua nota.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é sistema 100% online que aceita apenas a inscrição de estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Então, se você fez a prova como treineiro, não será possível concorrer a uma vaga e nem mesmo simular a sua nota em uma universidade.

Para participar, basta ter feito a prova mais recente do Enem e não ter zerado a redação. Não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição para concorrer a uma vaga.

Além disso, os candidatos do Sisu podem selecionar até duas opções de curso em diferentes instituições. As inscrições ficam abertas em média três dias e com isso, dá para ter uma noção de qual posição ocupa no Sistema, porque é possível ver a nota de corte de acordo com a graduação, universidade e modalidade escolhida.

Atualmente, o Sisu possui quatro modalidades de concorrência:

  • Ampla concorrência;
  • Cotas para alunos de escola pública;
  • Cotas para alunos de escola pública e baixa renda;
  • Cotas para alunos de escola pública e ações afirmativas.

Entenda como funciona a nota do Sisu

O Sisu usa o desempenho do Enem dos candidatos para fazer a seleção. A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados em um determinado curso, considerando o número de vagas e o total de candidatos.

Além disso, como já mencionado acima, um curso pode dar um peso maior a uma área de conhecimento do Enem, e em alguns casos, as instituições podem exigir uma nota mínima para concorrer a uma vaga.

Simulador de notas de corte do Sisu

Depois de fazer o Enem, com certeza aumenta a ansiedade para saber se vai ser possível ingressar na faculdade com o Sisu.

Com o simulador de notas de corte da Quero Bolsa é possível ter uma ideia de qual universidade ingressar e qual curso fazer por meio do Sistema de Seleção Unificada.

A ferramenta é gratuita e para fazer a simulação, basta inserir sua nota, a cidade, a graduação pretendida e o seu e-mail.

Simulador de notas de corte do Sisu

Simples, né!? Então basta clicar no botão abaixo e aproveitar!

Simulador de notas de corte

Como entrar na universidade sem o Sisu

Se o seu desempenho no Enem não foi tão bom quanto você gostaria e não deu para usar a sua nota do Sisu, fique tranquilo! Você ainda pode usar sua nota em outros programas do governo ou tentar uma bolsa de estudos pela Quero Bolsa.

  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para quem deseja ingressar em instituições de ensino superior privado;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): usando sua nota, você pode ingressar no ensino superior privado por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades;
  • Quero Bolsa: você pode conseguir uma bolsa de até 80% em mais de mil faculdades espalhadas pelo Brasil. Não é necessário comprovar renda e nem utilizar a nota do Enem para ingressar na universidade dos seus sonhos.

Encontre bolsas de estudo

Confira a lista de algumas faculdades que estão na Quero Bolsa:

Acompanhe as últimas notícias sobre ENEM:

Últimas notícias sobre ENEM:

Postagem Original