MedioTec oferece 20 mil vagas em todo o País para estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas
O MedioTec será executado em parceria com instituições públicas e privadas de ensino médio. As vagas dessa nova ação do Pronatec levam em consideração o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda. O objetivo, afirma a secretária, é mapear as demandas de formação técnica em cada uma das cinco regiões do Brasil, com dados sobre as oportunidades reais de inserção, por município, e as aptidões formativas necessárias para atendê-las. A previsão é de que os cursos do MedioTec, que podem ter duração de um a dois anos e meio, tenham início em julho de 2017.
Como o beneficiário do MedioTec será o aluno do ensino médio das redes públicas de educação, a seleção ficará a critério das secretarias estaduais, em conformidade com as diretrizes definidas pelo MEC. A ideia é estimular parcerias entre as instituições ofertantes e as empresas da região no sentido de que os estudantes sejam absorvidos na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso. “O foco será o ensino médio porque o índice de desemprego no Brasil é maior entre os jovens, mas vamos direcionar as vagas para os cursos de acordo com as necessidades de mercado”, assinala a secretária.
Além do MedioTec, o MEC vai fomentar em 2017 a oferta de cursos de qualificação profissional nas modalidades de formação inicial e continuada, além de garantir a continuidade dos cursos iniciados em anos anteriores. No entanto, o planejamento de novas vagas dependerá da aprovação pelo Congresso Nacional do orçamento de R$ 805 milhões destinado ao Pronatec.
Mediotec oferece 30 cursos na área cultural a secundaristas
Com o lançamento do programa Mediotec, braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), novos profissionais serão formados em cursos técnicos na área cultural. Serão oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) cerca de 30 cursos, com duração de um ano e meio a dois anos.
Os cursos são voltados para alunos do Ensino Médio das redes públicas estaduais e totalmente custeados pelo MEC. De acordo com o Departamento de Estratégia Produtiva do Ministério da Cultura (MinC), serão oferecidas cerca de 20 mil vagas para a área cultural.
“Fizemos contato com as secretarias e fundações de Cultura de todos os estados e recebemos as necessidades (de cursos e vagas) de cerca de 20 deles. Como a demanda está represada, a quantidade de vagas solicitada pelos estados supera esse número. Mas vamos negociar com o MEC para ampliar ainda mais o número de vagas”, afirmou a diretora do departamento, Ana Letícia Fialho.
Inicialmente, serão oferecidos os seguintes cursos técnicos: arte circense, arte dramática, artes visuais, artesanato, canto, cenografia, composição e arranjo, comunicação visual, conservação e restauro, dança, design de calçados, design de embalagens, design de interiores, design de joias, design de móveis, documentação musical, fabricação de instrumentos musicais, instrumento musical, modelagem do vestuário, multimídia, museologia, paisagismo, processos fonográficos, processos fotográficos, processos gráficos, produção de áudio e vídeo, produção de moda, publicidade, rádio e televisão e regência.