close

MedioTec oferece 20 mil vagas em todo o País para estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas

O MedioTec será executado em parceria com instituições públicas e privadas de ensino médio. As vagas dessa nova ação do Pronatec levam em consideração o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda. O objetivo, afirma a secretária, é mapear as demandas de formação técnica em cada uma das cinco regiões do Brasil, com dados sobre as oportunidades reais de inserção, por município, e as aptidões formativas necessárias para atendê-las. A previsão é de que os cursos do MedioTec, que podem ter duração de um a dois anos e meio, tenham início em julho de 2017.

Como o beneficiário do MedioTec será o aluno do ensino médio das redes públicas de educação, a seleção ficará a critério das secretarias estaduais, em conformidade com as diretrizes definidas pelo MEC. A ideia é estimular parcerias entre as instituições ofertantes e as empresas da região no sentido de que os estudantes sejam absorvidos na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso. “O foco será o ensino médio porque o índice de desemprego no Brasil é maior entre os jovens, mas vamos direcionar as vagas para os cursos de acordo com as necessidades de mercado”, assinala a secretária.

Além do MedioTec, o MEC vai fomentar em 2017 a oferta de cursos de qualificação profissional nas modalidades de formação inicial e continuada, além de garantir a continuidade dos cursos iniciados em anos anteriores. No entanto, o planejamento de novas vagas dependerá da aprovação pelo Congresso Nacional do orçamento de R$ 805 milhões destinado ao Pronatec.

Mediotec oferece 30 cursos na área cultural a secundaristas

Com o lançamento do programa Mediotec, braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), novos profissionais serão formados em cursos técnicos na área cultural. Serão oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) cerca de 30 cursos, com duração de um ano e meio a dois anos.

Os cursos são voltados para alunos do Ensino Médio das redes públicas estaduais e totalmente custeados pelo MEC. De acordo com o Departamento de Estratégia Produtiva do Ministério da Cultura (MinC), serão oferecidas cerca de 20 mil vagas para a área cultural.

“Fizemos contato com as secretarias e fundações de Cultura de todos os estados e recebemos as necessidades (de cursos e vagas) de cerca de 20 deles. Como a demanda está represada, a quantidade de vagas solicitada pelos estados supera esse número. Mas vamos negociar com o MEC para ampliar ainda mais o número de vagas”, afirmou a diretora do departamento, Ana Letícia Fialho.

Inicialmente, serão oferecidos os seguintes cursos técnicos: arte circense, arte dramática, artes visuais, artesanato, canto, cenografia, composição e arranjo, comunicação visual, conservação e restauro, dança, design de calçados, design de embalagens, design de interiores, design de joias, design de móveis, documentação musical, fabricação de instrumentos musicais, instrumento musical, modelagem do vestuário, multimídia, museologia, paisagismo, processos fonográficos, processos fotográficos, processos gráficos, produção de áudio e vídeo, produção de moda, publicidade, rádio e televisão e regência.

Tags : MedioTec
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
5 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Cleivone
Cleivone
3 anos atrás

Fiz minha inscrição no curso de lactarista (curso a distância) no dia 05/07/17 e não recebi nenhuma informação em meu email. E hoje é a previsão para iniciar o curso. Já liguei para o 0800616161 para obter informação mas não funciona fica repetindo direto a mensagem eletrônica. Por favor, alguém pode me orientar o que fazer??????

Rosana Silva
Rosana Silva
3 anos atrás

Senhores concordo com a Sra.Carlian Maria Silva, se os cursos técnicos e para todos, não tem de aver nem uma descriminação principalmente em relação a ideda,e quando a processo seletivo tão pouco, assim já não é mais ensino para todos e sim uma escolha, os demais que não conseguirem pertem o direito de cursar um curso técnico.

CARLIAN MARIA SILVA
CARLIAN MARIA SILVA
3 anos atrás

Eu gostaria de saber , e aquelas pessoas que tem uma faixa etária superior a 30 anos que passou a vida em escolas publicas no qual até hoje tenta entrar em um faculdade ou fazer algum curso técnico , mas não tem como arcar , vão ficar de fora , é justo deixar as pessoas com essa idade sem estudo ou educação, como vcs queram chamar! acho injusto a oportunidade tem que ser para todos , os direitos são iguais, isto é o que diz a constituição! !!

ulisses
ulisses
3 anos atrás

O Brasil tem + de 5700 municípios. Não se iludam, se for 87000 vagas são menos de 16 vagas por município!

Soares Correia
Soares Correia
3 anos atrás

A Escola Internacional Mercosul está chegando no estado de Sergipe e vamos ofertar diversos cursos Técnicos e de formação continuada em diversas áreas do conhecimento e pretendemos fazer convênios público privado com o governo brasileiro para ofertar bolsas integrais gratuitas no Brasil. Contato com a direção em Aracaju – Fones:(55 79) 9 9923-6810 Vivo WhatsApp / 9 9119-0391 Tim. Com o fundadores diretor, prof. Soares Correia, brasileiro. Gostaríamos de obter resposta. Subscrevo. Att, A direção.