close

Conheça o Bolsa Formação - PronatecConheça o Bolsa Formação – Pronatec

Uma das iniciativas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é a Bolsa Formação, modalidade que oferecerá cursos técnicos e de qualificação a alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública brasileira e a trabalhadores. Além de ampliar as opções da educação profissional e tecnológica no País, o programa busca elevar a escolaridade de estudantes que se preparam para a entrada no mercado de trabalho.

Os cursos da Bolsa Formação serão oferecidos por organizações do Sistema S e redes públicas, com duração mínima de 800 horas no caso dos cursos técnicos, e 160 horas no caso dos cursos de qualificação.

Após a seleção dos beneficiários pelos estados que aderirem ao programa, o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) será utilizado para acompanhar a frequência dos alunos da Bolsa Formação ao longo do ensino médio e do curso técnico de qualificação.


A criação do Pronatec intensifica a expansão de escolas técnicas em todo o País. A rede federal, que possui 405 unidades em funcionamento, deve inaugurar mais 88 unidades até 2012, e mais 120 unidades até 2014.


Perguntas Frequentes – Sobre o Bolsa-Formação

  • O que é a Bolsa-Formação?
    A Bolsa-Formação oferecerá vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica. Terá duas modalidades: a Bolsa-Formação Trabalhador, que oferecerá cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de curta duração, com 160 horas-aula ou mais) para beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal; e a Bolsa-Formação Estudante, que oferecerá cursos técnicos (de maior duração, pelo menos 800 horas-aula) para estudantes das redes públicas.
  • Como posso me inscrever para a Bolsa-Formação Estudante?
    Procurando um dos parceiros do MEC. Atualmente, as redes estaduais de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os Serviços Nacionais de Aprendizagem.
  • Como saber se fui selecionado para um determinado curso? E os procedimentos para confirmação da matrícula?
    Em sua unidade de ensino, entre em contato com o gestor demandante que realizou sua pré-matrícula, ele saberá orientá-lo.

Saiba mais no site oficial da Pronatec




Tags : Bolsa FormaçãoPronatec
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar