No momento, você está visualizando Mudanças para o Novo Ensino Médio 2017
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias ENEM 2025
  • Post publicado:22/09/2016
  • Última modificação do post:03/01/2025
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Veja o que muda no Ensino Médio em 2017

Foi apresentado pelo Governo Federal as mudanças para o ensino médio 2017. Segundo o governo, a intenção é atrair o jovem para a escola, tornando-a mais interessante, atualizada, afim de contribuir de forma prática e efetiva na construção de um futuro mais promissor e de desenvolvimento.  Essas mudanças serão implantadas já a partir do 1º semestre se 2017, tanto para as escolas públicas como para as particulares que terão que se adequar.

O tempo de aula

A principal alteração será no tempo de aula. A partir de 2017 será em tempo integral e passará de aproximadamente 800 horas para 1.400 horas por ano, mantendo-se o mínimo de 200 dias letivos.

Matérias obrigatórias

Também houve alteração nas matérias antes consideradas obrigatórias. As matérias de Educação Física, Sociologia e Filosofia passarão a ser critério de cada escola, não sendo mais obrigatório no currículo escolar.

Já o inglês passará a ser a língua estrangeira obrigatória. Mas as instituições podem oferecer mais de uma língua, com o espanhol por exemplo.

Fique atento para o Enem 2017, pois provavelmente terá alguma alteração, mas isso é para o ano que vem. Neste ano de 2016 nada muda, permanece o mesmo ritual e regras para a realização da prova do Enem.

Com essas mudanças esperamos que o quadro de jovens fora da escola possa ser superado. Hoje estima-se que aproximadamente 1,7 milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão fora do ambiente escolar, algo em torno de 16% da faixa etária.

E que a escola se torne mais atrativa e disseminadora de conhecimentos, formando pessoas formadoras de opinião e profissionais capacitados para um futuro promissor para o país, afinal a educação é a única opção para uma nação que quer ser grande.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Deixe um comentário