Saiba como e onde utilizar a nota do Enem 2019
Liberadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira na data de hoje, 17 de janeiro, as notas do Enem já podem ser consultadas pelos participantes, cujo acesso pode ser feito pelo site oficial do Inep, na Página do Participante. E, após a visualização, saiba como e onde utilizar a nota do Enem 2019.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser utilizada, a priori, em três programas mantidos pelo Governo Federal. São eles:
- Sisu – Sistema de Seleção Unificada
- ProUni – Programa Universidade Para todos
- Fies – Sistema de Financiamento Estudantil
Veja abaixo o passo a passo de como de inscrever em cada um deles, inclusive o destino a que cada um deles direciona, assim como o cronograma de inscrição para 2020.
SISU – SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA 2020
O Sisu é direcionado para os estudantes que desejam concorrer a uma vaga no ensino público superior. As instituições públicas de todo o país disponibilizam as vagas no sistema e a seleção é feita a partir das notas, que variam de acordo com a concorrência.
Cronograma do Sisu para 2020
- Período de inscrições – de 21 a 24 de janeiro de 2020;
- Resultado da chamada regular – de 28 de janeiro de 2020;
- Matrícula da chamada regular – de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2020;
- Prazo para participar da lista de espera – de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2020;
- Convocação dos candidatos em Lista de Espera – de 7 de fevereiro a 30 de abril de 2020.
Somente os candidatos participantes do Enem 2019 e com nota da redação diferente de zero (0) podem participar do Sisu.
PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS 2020
O ProUni é direcionado para os estudantes que almejam uma vaga nas instituições particulares, onde são oferecidas bolsas de 50% a 100%. São vagas disponibilizadas pelas universidades particulares, onde a nota obtida no Enem será o critério de seleção.
Cronograma do ProUni para 2020
- Período de inscrições – de 28 a 31 de janeiro de 2020;
- Resultado da Primeira chamada – 4 de fevereiro de 2020;
- Resultado da segunda chamada – 18 de fevereiro de 2020;
- Participar da Lista de Espera – de 6 a 9 de março de 2020;
- Divulgação da seleção da Lista de Espera – 12 de março de 2020.
Para se inscrever no ProUni, o candidato não pode possuir diploma de nível superior, e obrigatoriamente deve ter participado do Enem de 2019 e obtido nota diferente de zero (0) na redação. Veja outros critérios para participar do ProUni 2020:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição.
FIES – SISTEMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL 2020
O Fies é direcionado para os estudantes que desejam obter o financiamento do curso superior em uma instituição particular. O Fies está dividido em três modalidades, sendo a I e II referente ao Fies e com financiamento através dos bancos públicos, e a modalidade III, ou P-Fies, referente ao financiamento através de bancos privados. O que diferencia as modalidades é a taxa de juros aplicadas em cada uma.
- Modalidades I e II (Juros Zero) – Destinado a estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos e feita através dos bancos públicos;
- P-Fies – Destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos e feita através dos bancos privados.
Cronograma do Fies 2020
- Período de inscrições – de 5 a 12 de fevereiro 2020;
- Resultado das modalidades Fies e P-Fies – 26 de fevereiro de 2020;
- Complementação da inscrição na modalidade Fies – de 27 de fevereiro a 2 de março de 2020;
- Complementação da inscrição postergada – de 3 a 5 de março de 2020;
- Lista de espera – Modalidade Fies – de 28 a 31 de março de 2020.
Para se inscrever no Fies, o candidato obrigatoriamente deve ter participado de uma das edições do Enem a partir de 2010, ter obtido nota acima de 450 e nota diferente de zero (0) na redação. Quem já possui diploma de nível superior também pode participar, porém terá uma concorrência mais acirrada, pois a preferência é para a primeira formação.
OBSERVAÇÃO: O participante da edição do Enem de 2019 também pode concorrer a vaga em instituições de nível superior em Portugal, através da parceria que o Governo brasileiro fez com universidades portuguesas.