Categorias: ENEM 2021

O que você precisa saber sobre o Enem 2016

Dicas e informações úteis você precisa saber sobre o Enem 2016

A praticamente três semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, não é mesmo fácil controlar a ansiedade e tensão. Para especialistas, os estudantes precisam aproveitar as últimas semanas para se preparar psicologicamente para a prova. Neste ano são mais de 8 milhões de inscritos que buscam a tão sonhada vaga em uma universidade. Muitos vão fazer a prova pela segunda e até terceira vez, mas tem aqueles que terão sua primeira oportunidade.

A preparação é importante para todos e para quem ainda está na escola ou em algum cursinho, é claro que saem na frente, pois estão com mais acessos a professores e orientadores na hora de tirar suas dúvidas. Mas nem por isso devem achar que a prova será mais fácil. A concorrência é grande e a cada ano que passa só aumenta.

Abaixo estão dicas e informações úteis para aqueles que vão fazer a prova:

1. Os portões de acesso aos locais de prova abrem ao meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se chegar ao local até as 12h. Quem mora em estados com fuso horário ou que estão fora do horário de verão devem ficar atentos. Outra dica é verificar, com antecedência, no site do Enem, o local da prova.

2. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos. No segundo dia, serão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos.

3. O cartão de confirmação será enviado para o endereço de e-mail informado no ato da inscrição. E traz o número da inscrição, a data, hora e o local das provas, a indicação de atendimento diferenciado ou específico, a opção de língua estrangeira e o pedido de certificação do ensino médio. Caso não receba por e-mail, o cartão pode ser impresso na página de acompanhamento da inscrição.

4. No dia das provas, leve caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame, como carteira de identidade (da Secretaria de Segurança Pública, das Forças Armadas, da Polícia Militar ou Polícia Federal), do Ministério da Justiça para estrangeiros, de ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade, carteira de trabalho, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, passaporte e a carteira nacional de habilitação. Se o estudante perdeu o documento, deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

5. Ao receber a prova, verifique se o caderno de questões e o cartão de resposta têm a mesma quantidade de itens, e se não há defeito gráfico. É recomendado ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.

6. Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

7. O candidato não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portas armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, deverão ser colocados no porta-objetos.

8. O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. E poderá levar o caderno de questões somente nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Se descumprir essas situações, será eliminado.

9. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, até o terceiro dia útil após a aplicação das últimas provas. Os resultados individuais somente serão disponibilizados no endereço eletrônico, em data a ser divulgada. Para acessar o resultado, o candidato precisa informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: Enem

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

1 dia atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

4 semanas atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

1 mês atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás