close

Últimas notícias sobre o vazamento do Gabarito Enem 2016 

Nos últimos dias foi vinculado em vários meios de comunicação o possível vazamento do Gabarito Enem 2016. O MEC, porém, não confirma tal informação, que está sendo investigada pela Policia Federal. Anteriormente já havia sido vinculado sobre o vazamento do tema da redação do Enem 2016, mas nada ainda foi comprovado.

Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, isso não passa de tentativas de abalar a realização de um evento tão importante quanto o Exame Nacional do Ensino Médio e que, portanto, os candidatos podem ficar tranquilos e que a inteligência da Policia Federal está trabalhando em conjunto com o Inep para que todos os envolvidos sejam punidos.

Os indícios começaram com a descoberta de escutas telefônicas feita pela Polícia Federal sobre as respostas das matérias de Ciências Humanas e Ciências da Natureza da prova azul.

Algumas pessoas foram presas pela polícia, com indícios de que tenham usado pontos eletrônicos para se comunicarem e repassarem as respostas da prova.

Segundo respostarem feita pelo Fantástico, da Rede Globo, deste domingo 13, os integrantes da quadrilha teriam repassado as respostas para os candidatos através de ponto eletrônico em menos de 7 minutos. 

Tema da Redação da segunda aplicação Enem 2016

Com a realização da primeira aplicação do Enem podemos perceber que o tema da redação não foge muito das expectativas, uma vez que são temas que estão em evidência nos noticiários. Temas que geram discussões e polêmicas, ou seja, dá para treinar com os assuntos que estamos acostumados a ver no dia a dia das notícias.

  • Aquecimento Global;
  • Crise de refugiados;
  • Eleições americanas;
  • Descobertas tecnológicas;
  • Disputas econômicas;
  • Tendências politicas;
  • Violência contra a mulher;
  • Violência urbana;
  • Política brasileira.

É claro que as sugestões que são dadas são na sua grande maioria, para ajudar no desenvolvimento de um texto, ou seja, se você pode fazer uma redação legal com qualquer um desses temas, com certeza estará apto a desenvolver qualquer outro tema. Boa sorte para você que vai fazer a segunda aplicação e bons estudos, pois ainda restam aí alguns dias para se preparar ainda mais.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar