Categorias: Sisu

Vagas Sisutec 2013

Vagas Sisutec 2013 – O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Vagas ofertadas Sisutec 2013

 

1 – Há oferta de vagas para cursos na modalidade de ensino a distância no Sisutec?

Não. Neste processo seletivo somente serão ofertadas vagas para cursos presenciais.

2 – Haverá reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas?

Sim. 80% das vagas serão preenchidas prioritariamente por estudantes que tenham cursando o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, de acordo com a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011.

3 – Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisutec?

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec reservarão o percentual de vagas, por curso e turno, correspondente ao percentual de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação do local de oferta de vagas da instituição, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisutec, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2012.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a ações afirmativas e de que possui os documentos que serão exigidos, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisutec, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

4 semanas atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 mês atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

3 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

5 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

3 semanas atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

3 semanas atrás