Categorias: ENEM 2021

Tutoriais em português e em libras Enem 2018

Tutoriais em português e em libras explicam como fazer a inscrição no Enem 2018

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem contar com um novo recurso na hora de se inscreverem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, preparou tutoriais em português e em língua brasileira de sinais (libras) para os dois tipos de inscrição: completa ou simplificada.

O próprio sistema, a partir do CPF, direciona para uma dessas versões, considerando se aquele participante solicitou ou não a isenção. As inscrições do Enem são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep. Nesse mesmo endereço estão as orientações ao candidato, com link para os tutoriais.

Este ano, por causa da antecipação da solicitação de isenção, o processo de inscrição também mudou.  A inscrição simplificada deve ser feita por quem já passou pelo sistema de isenção, em abril, informou previamente vários dados e, portanto, tem menos campos para preencher. Os demais participantes farão a inscrição completa, assim como os concluintes do ensino médio em 2018, na rede pública, que por algum motivo deixaram de solicitar a isenção no período apropriado. Em função da mudança no formato, o Inep vai assegurar a gratuidade a esses concluintes.

Outra novidade se refere ao atendimento especializado. Os participantes do Enem 2017 que tiveram aprovado o laudo de comprovação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) não precisarão apresentar novo laudo em 2018 se a solicitação for para a mesma necessidade. As provas do Enem 2018 serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.

Sistema simplificado – Para esta modalidade, o acesso com CPF e senha previamente cadastrada se destina aos candidatos que tiveram solicitação de isenção de taxa de inscrição aprovada, bem como os de solicitação reprovada; e aos concluintes do ensino médio, em 2018, em escola de rede púbica, que se ausentaram em 2017 e tiveram a justificativa de ausência reprovada.

Sistema completo – Devem fazer inscrição por esse sistema os concluintes do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que não solicitaram isenção; e os candidatos que acessam o sistema pela primeira vez.

Clique aqui para acessar o tutorial da inscrição simplificada.

O tutorial da inscrição simplificada em libras pode ser conferido nesta página.

Se você vai fazer a inscrição pelo sistema completo, clique aqui.

Veja também o tutorial da inscrição completa em libras está disponível aqui.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social/MEC

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Inscrições para o Enem começam em 30 de junho

O Enem 2021 já tem data marcada para acontecer, assim como para se inscrever. Os… Leia mais

1 hora atrás

Ministro confirma Enem 2021 para novembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou nesta segunda, 31, a aplicação do Enem 2021… Leia mais

3 semanas atrás

Data de inscrição para o Enem 2021 é divulgada

A divulgação feita pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirma… Leia mais

3 semanas atrás

Enem 2021 - Prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição

Apesar da possibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio não ser aplicado neste ano, começa… Leia mais

1 mês atrás

Não haverá Enem em 2021

A divulgação de uma Portaria no DOU, levantou suspeitas sobre a realização do ENEM 2021,… Leia mais

1 mês atrás

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

2 meses atrás