close

Fique por dentro de todas as informações sobre o Fies 2018

Estão abertas as inscrições para o programa de Financiamento Estudantil, o Fies. O prazo será de 16 a 22 de julho de 2018 e para se inscrever bastar acessar o link oficial do Fies, sem custo ou burocracia de início. Para o segundo semestre de 2018 serão 155 mil vagas oferecidas nas três modalidades do programa, distribuídas através do o Fies e o P-Fies. Para quem tem renda per capita de até 03 salários mínimos, poderá concorrer a vaga do Fies, com juro zero. Vamos entender e ficar por dentro de todas as informações sobre o Fies 2018.

Qual o valor do curso que pode ser financiado

O financiamento do curso será de acordo com o comprometimento da renda familiar. Lembrando que de acordo com os termos utilizados em contratos de financiamento, ele não deve ultrapassar 30%, para não comprometer a renda do candidato. O valor de financiamento teve um aumento neste semestre, sendo de até R$ 7 mil mensal, ou R$ 42 mil por semestre.

Quem já tem curso superior e utilizou o Fies pode participar novamente?


Sim, desde que não tenha nenhuma pendência do financiamento anterior, pois será vedada a concessão de financiamento ao candidato inadimplente com o Fies ou CREDUC. E deverá atender às condições previstas no Edital SESu nº 53, de 06 de julho de 2018.

Quando começarei a pagar o financiamento do Fies?

O Fies terá um pagamento mensal ou trimestral (50,00 ou 150,00, respectivamente). Após a conclusão do curso, o candidato terá uma carência de 18 meses para começar a pagar. O pagamento efetivo será dividido em 12 anos, ou seja, 3 vezes o tempo de conclusão de um bacharelado de 4 anos.

Em que banco posso fazer o financiamento do Fies?


Para o Fies modalidade I, o candidato poderá solicitar no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Para outras categorias como II e III poderá ser feita em outras instituições. Isso ocorre devido o financiamento na modalidade I ser com taxa de juro zero. E nas demais modalidades será de acordo com o contrato de cada banco.

Participante do ProUni pode fazer o financiamento do Fies?

Sim. O candidato que tem o benefício do ProUni com bolsa de 50% poderá solicitar o financiamento da outra metade. Porém, de acordo com os critérios do programa, “É vedado ao bolsista do ProUni usufruir simultaneamente, em cursos ou instituições de ensino diferentes, a bolsa concedida pelo ProUni e o financiamento concedido no âmbito do Fies.”

Todas as faculdades participam do Fies?


Não. Somente as faculdades que possuem avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), poderão participar do Fies.

Quais faculdades participam do Fies?

São inúmeras as faculdades particulares em todo o país que participam do Financiamento Estudantil e para consultar se aquela que você tem interesse também faz parte da lista, basta acessar a página do Fies através do link.

Cronograma completo do Fies 2018


  • Inscrições – 16 a 22 de julho de 2018;
  • Divulgação de Resultado – 27 de julho de 2018;
  • Complementação de inscrição – 27 a 31 de julho de 2018;
  • Lista de espera – Modalidade Fies – 1º a 24 de agosto de 2018.

Quem pode se inscrever no Fies

Para se inscrever no Fies o candidato deve ter realizado o exame do Enem a partir de 2010, obtido média superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, possuir renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, para a obtenção de juro zero, e o curso escolhido deve ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Fies – Financiamento Estudantil – Modalidade I

Continua sendo financiado diretamente pelo Governo Federal, através das instituições financeiras cadastradas. O Ministério da Educação financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para participar dessa modalidade, o estudante deverá se enquadrar nos requisitos do programa.


Características do Fies

  • Modalidade I;
  • Possui lista de espera;
  • Juros zero;
  • Renda de até 3 salários mínimos;
  • Começa a pagar depois de finalizar o curso.

Como participar da Lista de Espera do Fies

A candidato que se inscreveu na modalidade Fies e não foi selecionado na primeira chamada, poderá manifestar seu interesse na Lista de Espera do Fies 2018. A manifestação é feita na própria página do FiesSeleção. O candidato deverá acompanhar a liberação de resultados do dia 01 até o dia 24 de agosto. Lembrando que é de inteira responsabilidade do candidato ficar atento as liberações de resultados, assim como o comparecimento nas instituições e cumprimento dos prazos estipulados.

Como proceder após ser selecionado na chamada única do Fies


Após a seleção do candidato, este deverá complementar as suas informações no FiesSeleção, no endereço eletrônico, e para tal, o candidato terá do dia 27 de julho até 31 de julho de 2018.


Tags : Fies
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar