As inscrições do ENEM 2018, Exame Nacional do Ensino Médio, estão chegando ao fim e com ela toda expectativa de milhões de estudantes em todo país. Por isso separamos aqui tudo que você precisa saber sobre o ENEM 2018.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como finalidade principal a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. O exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC).
Qualquer pessoa pode fazer o Enem, entretanto, participantes com menos de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame que concluirão o Ensino Médio após o ano letivo de 2018, os chamados treineiros, podem usar o resultado somente para uma autoavaliação de conhecimentos.
As principais mudanças para este ano, anunciadas na semana passada pelo Ministério da Educação, estão nos pedidos de isenção e no tempo para os participantes realizarem a prova.
No segundo dia (11 de novembro), sim. De acordo com o edital, os candidatos terão meia hora a mais para responder às questões de Ciências da Natureza e Matemática. As provas começarão às 13h30 e terminarão às 18h30.
No domingo 4 de novembro, nada muda. Nesta data, serão aplicadas as questões de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Os candidatos deverão realizar as provas das 13h30 às 19h.
Pela primeira vez, os pedidos de isenção serão realizados antes do período de inscrição. Dessa forma, os candidatos deverão acessar o sistema de isenção e realizar a solicitação entre os dias 2 e 11 de abril. O resultado será divulgado no dia 23 do mesmo mês. Quem não tiver a solicitação aceita, poderá entrar com recurso entre 23 e 29 de abril.
Tem direito à isenção o candidato que estiver cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública; que atingiu nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveu no Encceja 2017; que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; e tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio; ou que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda.
Pode. Mas, para isso, deverá justificar a ausência. O prazo também vai de 2 a 11 de abril. Essa é outra novidade deste ano. A justificativa só será aceita com documentos como laudo médico ou boletim de ocorrência. Ou seja, não vale apresentar autodeclaração para fazer esse pedido. Mesmo que a justificativa seja aceita, o candidato precisará realizar a inscrição.
O valor da inscrição continua o mesmo do ano passado: R$ 82. O prazo para realizar o pagamento vai de 7 a 23 de maio.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Inep
Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais
O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informou através de nota… Leia mais
As bolsas são de 50% ou 100% para candidatos com renda familiar de até 3… Leia mais
O ProUni terá as inscrições abertas entre os dias 12 e 15 de janeiro de… Leia mais
O Inep liberou na última terça, 05, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem… Leia mais
Deixe um comentário