close

Hoje é o último dia para a inscrição no no Encceja 2018

As inscrições para a edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 terminam às 23h59 (Horário de Brasília – DF) desta sexta, 27. Brasileiros que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada e desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental (para maiores de 15 anos) ou do ensino médio (para maiores de 18 anos) devem acessar a página do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, para fazer a inscrição, que é gratuita. Quem faltar às provas em 5 de agosto terá que justificar a ausência para garantir o direito à gratuidade em edições futuras.

Também termina nesta sexta-feira o prazo de alteração da cidade de preferência para aplicação das provas, nível de ensino, áreas do conhecimento e solicitações de atendimento especializado e/ou específico. Para orientar os interessados, o Inep preparou um passo a passo de todas as etapas da inscrição. Entre os pontos que merecem mais atenção, estão a escolha da instituição certificadora onde o participante prefere solicitar o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência, que são os dois documentos emitidos quando se obtém a nota mínima exigida. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

A seleção do nível de ensino e das áreas de conhecimento é outro ponto importante. Quem visa ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.

O exame – Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação. Além de uma redação, há 30 questões de múltipla escolha por área. Para obter proficiência em português, no caso do ensino fundamental, e em linguagem e suas tecnologias, no caso do ensino médio, é preciso obter a nota mínima na prova objetiva e também na redação.

Uma novidade desta edição é que, para o candidato que prestou o exame em 2017 e obteve nota mínima em qualquer área do conhecimento, o sistema apresentará, automaticamente, apenas as áreas que o participante ainda precisa fazer para solicitar o certificado. Outra melhoria é relacionada aos atendimentos especializados. Estudantes que tiveram o documento comprobatório aprovado no ano passado não precisarão enviar novamente a documentação. Se a solicitação de atendimento especializado for a mesma, será aprovada automaticamente. Já as solicitações de atendimento por nome social poderão ser feitas na próxima semana, entre 30 de abril e 4 de maio.

Além do Encceja Nacional, o Inep também aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade (PPL), sendo no Brasil em 18 e 19 de setembro e, no exterior, entre 17 e 21 de setembro. Os editais dessas aplicações serão publicados em maio.

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

Clique aqui para Inscrições do Encceja 2018 é Gratuita!

passo a passo está disponível na página do vocênonem.

O que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Mudanças

Gratuito, o Encceja Nacional teve uma taxa de ausência de 60% em 2017. Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente.

Finalidade

  • Construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar;
  • Estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do Exame;
  • Oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
  • Construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no processo de certificação;
  • Construir parâmetros para autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho;
  • Possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre educação brasileira.

Público Alvo

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no Exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam ao art. 38, §§1º e 2º da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996:

  • Tenha, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenha, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio;

Para realizar a inscrição é necessário ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

Estrutura do Exame

As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia;

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
Tags : Encceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
sandra
sandra
2 anos atrás

local da prova ?
moro em manguinhos