close

TCU defende adiamento do Enem 2020 e dá 5 dias para posicionamento do Inep

O Tribunal de Contas do União acatou um pedido de representação dos deputados Túlio Gadelha (PDT-PE) e Idilvan Alencar (PDT-CE), que pedem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, devido a pandemia causada pelo Coronavírus. O ministro Augusto Nardes, do TCU, deu 5 dias para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais se manifestar sobre o pedido. Segundo Ministro do TCU a crise da Covid-19 coloca em risco os princípios, diretrizes e objetivos do exame.

Já existe na Câmara dos Deputados um pedido de votação de projeto para adiar formalmente o Enem, e segundo informou o deputado professor Israel Batista, em entrevista para o site Congresso em Foco, o projeto conseguiu reunir assinaturas de deputados que vão desde o PT ao PSL. “Não sei por que está tendo essa queda de braço. Nós entendíamos o adiamento como algo natural, não era para ser politizado”, disse.

Adiamento de grandes eventos semelhantes pelo mundo

A discussão de adiamento do Enem já vem perdurando desde o início da pandemia, em meados de abril, mas o Ministério da Educação continua irredutível, e em declaração dada pelo Ministro Abraham Weintraub, informou que “só não terá Enem se cair um meteoro”.

Diversos países do mundo adiaram seus eventos educacionais semelhantes ao Enem, na China, por exemplo, o maior vestibular do mundo foi adiado, além de Estados Unidos e França. Dos 19 países no mundo com vestibulares parecidos com o Enem, apenas 5 decidiram manter os seus calendários, entre eles, o Brasil.

Inscrições para o Enem 2020 estão abertas

As inscrições para o Enem 2020 começaram nesta segunda-feira, 11, e o prazo será até o dia 22 de maio. Os candidatos que desejarem se inscrever devem acessar a Página do Participante do Enem. Quem não for isento da taxa de inscrição deverá realizar o pagamento até o dia 28 de maio no valor de R$ 85. As provas estão previstas e agendadas para os dias 01 e 08 (Enem Impresso) e 22 e 29 de novembro (Enem Digital), caso não tenha nenhuma alteração nas decisões.

Tags : EnemInscrições EnemPágina do ParticipanteProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários