close

Entenda o passo a passo de como solicitar o Certificado do Encceja 2018

A liberação dos resultados do Encceja 2018 para o Ensino Médio ocorreu na data de 12 de novembro, e a partir de agora os candidatos que obtiveram a nota mínima exigida deverão fazer a solicitação do Certificado do Encceja 2018. Aqui os candidatados terão todas as informações importantes e o passo a passo de como solicitar o Certificado do Encceja 2018.

O candidato apto ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá procurar as Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, que foi escolhida pelo próprio candidato no ato da inscrição no Encceja.

Segundo a divulgação do balanço da aplicação do Encceja 2018,  feita pelo Inep, dos pouco mais de 578 mil que fizeram a prova para o Ensino Médio, 35% conseguiram a certificação completa em todas as áreas de conhecimento. Também foi divulgado que  91% dos inscritos para o ensino médio tiveram nota mínima em ciências da natureza; 81,1 % em ciências humanas; 67,3% em linguagens e redação; e 59,6 % em matemática.

Para verificar o resultado, o candidato deverá acessar a Página do Participante, com o CPF e senha.


Como localizar a Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia

No ato da inscrição foi necessário escolher em qual Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia o candidato gostaria de obter a Certificação do Encceja. É necessário imprimir o comprovante em que consta o número da inscrição e os dados cadastrais e lá também será possível localizar a Secretaria Estadual de Educação.

Compete somente às Secretarias Estaduais de Educação definir os procedimentos complementares para certificação, com base nos resultados do Encceja, e emitir o certificado aos participantes.

Documentos necessários para solicitar o Certificado do Encceja 2018


  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Número do seu documento de identidade (RG)
  • Comprovante em que consta o número da inscrição do Encceja 2018

Quem emite o Certificado do Encceja no Exterior

Que fez o exame do Encceja 2018 no exterior deverá procurar o Ministério das Relações Exteriores (MRE), para onde o Inep encaminhará os certificados. Os candidatos devem buscar seus documentos de certificação nas Embaixadas ou Consulados-Gerais do Brasil nos países onde realizaram as provas.

Quando será divulgado o resultado da certificação do Ensino Fundamental do Encceja 2018

O resultado final para a Certificação do Ensino Fundamental será liberado em 10 de dezembro de 2018. Até lá, fique ligado, e qualquer informação pertinente para o candidato nós daremos em primeira mão!



Tags : EnccejaProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar