Site do MEC com informações sobre o Novo Fies

MEC lança site com informações sobre o Novo Fies

O Ministério da Educação colocou no ar o site do Novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para que estudantes e instituições de ensino acessem as novas regras sancionadas  pelo presidente da República, Michel Temer. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto com a participação do ministro da Educação, Mendonça Filho.

No site, o interessado pode conhecer todos os detalhes do Novo Financiamento Estudantil. “Contém as principais mudanças, como funciona o Novo Fies, a legislação, e uma área grande de perguntas frequentes relacionadas ao programa”, detalhou o gerente de projetos da tecnologia da informação do MEC, Rafael Berlanda.

Entre as alterações sancionadas pelo presidente, está a que cria 310 mil novas vagas em 2018, sendo 100 mil a juro zero. As novas regras também preveem mais atenção à qualidade dos cursos financiados e permitem maior flexibilização no prazo de carência. De acordo com o MEC, a principal razão para as mudanças foi a sustentabilidade do programa a médio e longo prazos, pois o modelo antigo gerava um percentual de inadimplência muito elevado.

O novo modelo é composto por três faixas: Fies 1, 2 e 3. A primeira modalidade corresponde ao financiamento ofertado diretamente pelo governo para o estudante, representando a parcela de vagas a juro zero. Elas são reservadas a estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Esta modalidade terá o Fundo Garantidor composto de recursos da União e aportes das instituições de ensino.

Já as modalidades 2 e 3 estão destinadas aos estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. O Fies 2 vai ofertar 150 mil vagas e visa atender estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, tendo como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais dessas regiões. Dentro do Fies 3, serão oferecidas 60 mil vagas para todo o Brasil, sendo os recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em ambos os casos, a taxa de juros vai variar de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento.

Mesmo mais caras que a modalidade 1, uma vez que naquela os juros são zero, nas modalidades 2 e 3, as instituições contam com recursos públicos e por isso são capazes de ofertar um financiamento mais barato que o mercado. Atualmente, a taxa de juros é fixa, de 6,5% ao ano.

As inscrições para o Novo Fies serão abertas em 2018 e informações detalhadas sobre o processo seletivo já estão disponíveis no site. Podem se inscrever estudantes de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma ou mais edições a contar de 2010. A nota ou média aritmética das notas nas provas não pode ser inferior a 450 pontos e a nota na redação precisa ter sido superior a zero.

5

Deixe seu Comentário

avatar
5 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
2 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
5 Autores de comentários
Valdemar Gomes de OliveiraEsterLAZARO JOAQUIM DOS SANTOSAlessandraLuciana Cristina Moreira Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Valdemar Gomes de Oliveira
Visitante
Valdemar Gomes de Oliveira

Por favor, o Fies 2018 vale para o curso de engenharia civil?

Ester
Visitante
Ester

Eu sou fies desde de 2015, pago em torno de 150 reais de jurus que considero alto, será que posso participar ou seja migrar para o novo FIES?

LAZARO JOAQUIM DOS SANTOS
Visitante
LAZARO JOAQUIM DOS SANTOS

Estou terminando o curso de Farmácia que fiz com a UNIESP paga 100%. Posso fazer outra inscrição para fazer medicina?

Alessandra
Visitante
Alessandra

Gostaria de saber se posso anular o Fies em uma faculdade e adquirir este em outra faculdade !?

Luciana Cristina Moreira
Visitante
Luciana Cristina Moreira

Boa noite. Sou Luciana faco faculdade de Pedagogia e gostaria de mais informacoes sobre o Novo fies sobre o juro zero. isso quer dizer que a pessoa que esta fazendo o curso fica isenta de pagar ou vai ter mais desconto no final do curso.
Aguardo resposta.
Obrigada

© 2018 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?