close

Simulador FIES – Saiba como calcular o seu Financiamento Estudantil

Faça uma simulação com o Simulador FIES e descubra quanto e por quanto tempo você vai pagar no seu financiamento estudantil.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.


Regras de financiamento:

De acordo com as novas regras estabelecidas para o FIES, os estudantes passaram a contar em seus financiamentos com taxa de juros anuais de 3,4% ao ano, prazo de carência de 18 (dezoito) meses e ainda com período de amortização de até 3 (três) vezes o tempo de permanência na condição de financiado, acrescido de 12 (doze) meses.


Também, sem prejuízo do prazo de amortização, as fases do financiamento foram reduzidas de 4 para 3, ou seja, excluiu-se a fase em que o estudante pagava nos primeiros 12 (doze) meses seguintes ao da conclusão do curso o valor correspondente à parcela paga à instituição de ensino.

Além disso, os estudantes que exercerem as profissões de médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada e de professor da educação básica poderão, na forma do regulamento, abater mensalmente 1% do saldo devedor consolidado de seus financiamentos.


Fases do financiamento:

  • 1 – UTILIZAÇÃO: período compreendido entre o ingresso do estudante no Fies e o mês imediatamente anterior ao início da fase de carência. Ao longo deste período, o estudante financiado fica obrigado a pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o financiamento, limitados a R$ 50,00 (cinqüenta reais).
  • 2 – CARÊNCIA: período compreendido entre o mês subseqüente ao término da fase de utilização e o mês imediatamente anterior ao início do período de amortização. Durante este período, o estudante financiado fica obrigado a pagar os mesmos juros previstos na fase de utilização.
  • 3 – AMORTIZAÇÃO: período iniciado no 19° (décimo nono) mês imediatamente subsequente à fase de utilização. Nesta fase, o saldo devedor do financiamento é amortizado com base no valor apurado mediante a aplicação da Tabela “Price”, em parcelas mensais, iguais e sucessivas, pelo prazo de até 3 vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiado, acrescido de 12 (doze) meses.

Simule no site do SisFIES (Sistema Informatizado do FIES) os valores das prestações a serem pagas durante todas as fases do financiamento

Simulador FIES – Financiamento Estudantil

Clique aqui para utilizar o Simulador FIES – Financiamento Estudantil

Atenção: O Simulador FIES possui um caráter meramente ilustrativo e visa possibilitar ao estudante interessado no Financiamento Estudantil informações aproximadas sobre a sua dívida futura, bem como o montante de recursos que deverá despender mensalmente para quitá-la. Não esqueça que variáveis como, data e valor da prestação, valor da semestralidade e do financiamento, taxa de juros, data da assinatura do contrato, data da realização dos aditamentos, trazem variações nos valores simulados, considerando os dados informados pelo estudante.




Tags : FiesSimulador Fies
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



2
Deixe seu Comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Francimary Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Francimary
Visitante
Francimary

*consertar

Francimary
Visitante
Francimary

Boa noite, quero saber se tem como alterar o salário do candidato… Tem como concertar isso?