close

A menos de dois meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, VEJA.com e a start up AppProva promovem o último Simulado online gratuito para estudantes de todo o Brasil. As provas ficarão disponíveis para os participantes entre os dias 20 e 29 de setembro. Confira na lista abaixo o passo a passo para participar do Simulado do Enem.

Simulado VEJA.com-AppProva 2014

Assim como na avaliação oficial, o Simulado será dividido em duas provas: a primeira com testes de ciências humanas (45 questões) e ciências da natureza (45 questões); a segunda, de linguagens (45 questões) e matemática (45 questões). Os participantes têm 4 horas e 30 minutos para fazer cada uma das provas, sem interrupção. Não haverá redação.

Todos os testes seguem a matriz de habilidades e competências definidas pelo Ministério da Educação (MEC). As questões foram elaboradas por professores do AppProva e do Colégio 7 de Setembro, de Fortaleza, que figura no ranking dos 150 melhores do país no Enem.


O simulado VEJA.com-AppProva já teve duas edições neste ano e tem ajudado estudantes de todo o país na preparação para o mais importante exame de acesso ao ensino superior do país. “Cada vez que o aluno faz um simulado, vai agregando conhecimento, discutindo as questões com colegas e professores e conhecendo melhor a estrutura da prova. Na hora do Enem, ele já vai ter visto uma grande variedade de questões que darão suporte para responder a prova e que ajudarão a evitar o famoso branco”, diz Aloísio Fabiano, supervisor de ensino médio do Colégio Santo Agostinho, parceiro do AppProva na elaboração dos conteúdos pedagógicos e também um dos melhores colocados no exame federal.


Após os testes, os estudantes poderão conferir o desempenho na prova e ver o número de erros e acertos. Após 15 dias, será possível conferir a nota pela TRI,  a mesma metodologia de correção utilizada no exame federal. Segundo a TRI, o valor de cada questão é definido tanto pelo desempenho individual quanto pelo do conjunto de participantes. A metodologia possibilita a comparação entre diversas edições da prova, permitindo medir, por exemplo, a evolução do ensino em um país (clique aqui para entender a TRI).

As escolas que se inscrevem no site também poderão receber um diagnóstico com o desempenho de seus alunos. Segundo a professora de língua portuguesa Fabiane Mantelo, da Escola Estadual São José, em Cassilândia, Mato Grosso do Sul, o diagnóstico serve como um feedback para alunos e docentes, ajudando na preparação das atividades em sala. “Com o diagnóstico podemos elaborar estratégias para reforçar os pontos fracos de cada aluno antes do Enem e garantir melhor desempenho para que eles possam disputar uma vaga em uma universidade”, diz.


Segundo a docente, a procura por simulados cresceu muito nos últimos meses. “Meus alunos estão começando a perceber que a concorrência será grande e que, sem preparo, eles não vão conseguir enfrentar as longas horas de prova”, explica. “Aqueles que já participaram das edições anteriores tiveram melhora significativa no desempenho na escola e se sentem mais seguros.” O exame federal será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Com o resultado, os participantes podem pleitear vagas em instituições públicas e privadas de ensino superior e técnico.



Tags : EnemSimulado
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar