close
Enem

Segunda aplicação do Enem 2016 termina sem ocorrências graves

Segunda aplicação do Enem 2016 termina sem ocorrências graves

A segunda aplicação do Enem 2016 terminou sem registro de ocorrências na logística de aplicação e apenas oito eliminações em decorrência de descumprimento de regras gerais do Edital. Desta vez, nenhum candidato foi eliminado por haver recusado a coleta do dado biométrico ou por estar portando equipamentos proibidos identificados por meio de detector de metal. “Esses números demonstram a eficácia das medidas de segurança adotadas a partir deste ano”, avaliou o Ministro da Educação, Mendonça Filho.

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, ressaltou que além do atendimento aos estudantes afetados pela ocupações em locais de prova durante a primeira aplicação, nos dias 5 e 6 de novembro, todas as situações de contingências foram analisadas com o deferimento e do atendimento aos casos devidamente justificados . “Fizemos todo o possível para e garantir a isonomia no Exame”, afirmou.

Abstenção – A abstenção foi de 39,7% no primeiro dia e de 41,4% no segundo dia de provas. “Esses números foram altos em decorrência das situações específicas que o Inep precisou atender a fim de garantir que nenhum aluno se sentisse prejudicado ao longo da aplicação do Enem 2016”, explicou Maria Inês Fini.

Se consideradas as duas aplicações, o Enem 2016 teve a participação de 6.005.607 dos 8.627.195 inscritos. Com isso, a abstenção final ficou em 30,4%.

O Inep investiu R$ 10,5 milhões na segunda aplicação do Enem 2016. No total, 273.524 inscritos tiveram o direito de participar das provas neste final de semana em decorrência das ocupações em locais de prova durante a primeira aplicação, em 5 e 6 de novembro. Houve ainda 4.133 casos de estudantes convocados para participar das provas por causa de contingências ocorridas naquelas datas, como interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Segurança – Segundo a Polícia Federal , não houve prisões durante a segunda aplicação do Enem 2016. Havia suspeitos sendo monitorados, mas nenhum desses compareceu às provas. Essa informação comprova a efetividade das medidas adotadas pelo Inep na aplicação desta edição do Exame e também das operações desencadeadas pela PF seis meses antes da primeira aplicação.
Nesta edição do Enem, foram incluídos dois novos procedimentos de segurança: a coleta de dado biométrico e o uso de detector de metais em todos os participantes, na entrada e na saída dos banheiros, que até então era amostral.

Gabarito – Nesta quarta-feira, 7, o Inep divulga o gabarito oficial dos dois dias de prova para cada Caderno de Questões, que também estarão disponíveis para download no portal do Inep. O gabarito também será disponibilizado pelo aplicativo Enem 2016. O resultado do Enem, para todos, está previsto para 19 de janeiro de 2017.

Tags : Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários