Você sabe qual o segredo de uma boa redação para o Enem?
Gostar de ler e escrever é fundamental para o desenvolvimento de uma boa redação. Assim como uma história contada numa roda de amigos, a redação deve ter os mesmos itens, bom desenvolvimento, ser compreensível e interessante para quem está lendo. Quando criança, nas aulas de português, com certeza você ouviu a expressão: toda redação precisa ter início, meio e fim.
Então vamos as primeiras dicas para uma redação de sucesso:
- Início: assim como se inicia uma prosa ou uma conversa, é fundamental decidir o assunto que será abordado. Parece simples, mas não é. Escolha um assunto que você tenha algum conhecimento ou uma abordagem que domine.
Comece como se fosse contar uma notícia para alguém ou reproduzir um assunto. Isso ajuda.
- Desenvolvimento: O conteúdo é substancial no desenrolar de uma redação. Mas lembre-se de não fugir do assunto, manter-se dentro do proposto. Seja espectador da sua redação, e veja se você seria conquistado pela história contada. E evite sempre a dúvida, as incertezas nas suas colocações com frases do tipo eu acho, eu acredito.
- Finalização: A conclusão, como o próprio nome diz, será a etapa final da sua história. Finalizar sua história com a conclusão dos fatos relatados ou a intenção dele.
Seja claro nas suas colocações e tente começar e terminar a abordagem, evitando voltar ao proposto na sequência, desta forma você esquiva-se de voltar ao mesmo assunto ou item impedindo que você chega ao final do seu conto.
Mas a dica principal eu deixei para o final. Dentre todas elas, a mais importante é o hábito pela leitura, pois ela lhe dará além do dom de um bom desenvolvimento literário, você obterá o gosto pela escrita e terá prazer na hora de escrever, tornando tudo bem mais fácil. E se você não gosta de ler livros ou teses, poderá começando com um jornal, uma revista mais embasada em assuntos relevantes, e até mesmo se deixar levar por algumas bobagens das redes sociais. O fundamental é praticar a leitura e a escrita.
Boa leitura e até a próxima!
Gostou? Então compartilhe na sua rede social.
Márcia Rabelo