Categorias: Encceja

Saiba tudo sobre o fuso horário para a prova do Encceja 2017

Veja aqui e entenda tudo sobre o fuso horário para a prova do Encceja 2017

Destinado a conferir certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para residentes no Brasil ocorrerá neste domingo, 19. Os candidatos devem ficar atentos às diferenças de fuso horário em seus estados para não perder a hora.

As provas serão aplicadas em dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, de acordo com o horário de Brasília. O exame terá início às 9h e encerrará às 13h. Neste dia, serão abordadas questões de ciências naturais, história e geografia, para o ensino fundamental. Já para o ensino médio, as áreas serão ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15, também conforme o horário de Brasília. As provas começarão às 15h30 e terminarão às 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, será a vez de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação. Os do ensino médio responderão questões de linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Seguem horário igual ao de Brasília: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As variações são registradas nos demais estados. Em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, os portões abrirão às 7h e fecharão às 7h45, e, posteriormente, abrirão às 13h30 e fecharão às 14h15.

No Acre, os estudantes poderão entrar das 5h às 5h45 no turno da manhã. À tarde, das 11h30 às 12h15. Amazonas, Rondônia e Roraima terão portões abertos às 6h e fechados às 6h45 e, à tarde, reabertos às 12h30, fechando-se às 13h15.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, incluindo pessoas privadas de liberdade que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. As provas para os detentos ocorrerão no dia 19 de dezembro.

Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Confira, abaixo, um roteiro básico para se ter um bom rendimento na prova e obter o sonhado diploma do ensino básico (fundamental ou médio):

1 – Dormir bem é fundamental. O candidato precisa estar descansado para realizar uma boa prova. Consumir muita água e ter uma alimentação saudável também é importante.

2 – Crie um plano de estudos. Assim como na preparação para vestibulares, concursos e o próprio Enem, tudo começa com a elaboração de um bom plano de estudos, organizando os dias e horários para estudar cada disciplina. Dessa forma, você não deixa nenhum assunto de fora e pode estudar com antecedência.

3 – Leia, sem desespero, o material de estudos gratuito para o Encceja, fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Ele ajuda na preparação dos estudantes.

4 – Utilize o material de estudos fornecido pelo Inep. Assim, você terá uma noção básica do conteúdo cobrado regularmente no exame.  Para o ensino fundamental, confira os conteúdos de matemática, de língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física, de história e geografia e de ciências naturais. Para o ensino médio, acompanhe os conteúdos de matemática, de linguagens, de ciências humanas e ciências da natureza.

5 – Pense na questão do tempo de resolução da prova – aproximadamente três minutos por questão. A resolução de simulados vai ajudar muito nesse quesito.

6 – Redação é treino. Com a proximidade da prova, faça pequenos textos de dez linhas. Escolha sempre temas da atualidade.

7 – Mantenha a leitura em dia (livros, jornais, internet etc.). Essa prática aumenta a capacidade de interpretar textos, o conhecimento de ortografia e amplia o vocabulário, trazendo mais facilidade na hora de escrever e responder as questões.

8 – Compareça ao local do exame uma hora antes do início da prova. Para tanto, acorde duas horas mais cedo que o habitual e planeje o trajeto a partir de sua casa com mais tranquilidade.

9 – Faça um planejamento de estudo para as semanas que antecedem a prova. Estudar em cima da hora pode não ser uma boa ideia. Um dia antes do exame, não releia demais o que você já estudou. Você precisa estar descansado. O ideal é fazer uma breve revisão do conteúdo até dois dias antes.

10 – Leia as suas respostas com atenção. Não tenha pressa para finalizar o exame e revise todo o conteúdo respondido antes de ir embora.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Encceja

Posts Recentes

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

1 dia atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

2 semanas atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

2 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

4 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

4 meses atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

4 meses atrás