close

Veja aqui a diferença entre o Fies e P-Fies

Com o início das inscrições para o Financiamento Estudantil, que ocorrerá em 16 de julho, surgem diversas dúvidas de como funciona o programa, principalmente com a reformulação que ocorreu no Fies em 2018. A partir de agora o Fies está dividido em duas categorias (Fies e P-Fies), que são divididas em 03 modalidades, I, II e III. Veja aqui a diferença entre o Fies e P-Fies.

Fies – Financiamento Estudantil – Modalidade I

Continua sendo financiado diretamente pelo Governo Federal, através das instituições financeiras cadastradas. O Ministério da Educação financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para participar dessa modalidade, o estudante deverá se enquadrar nos requisitos do programa.

Características do Fies


  • Modalidades I;
  • Possui lista de espera;
  • Juros zero;
  • Renda de até 3 salários mínimos;
  • Começa a pagar depois de finalizar o curso.

P-Fies – Programa de Financiamento Estudantil – Modalidade I e II

Também financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, porém as condições de financiamentos serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

Características do P-Fies

  • Modalidades I e II;
  • Não possui lista de espera;
  • Juros variam conforme o banco;
  • Renda de 3 até 5 salários mínimos;
  • Começa a pagar depois de finalizar o curso.

Mas qual a diferença na prática entre eles?


O P-Fies, diferentemente do Fies, é financiado diretamente pela instituição bancária, com taxas menores que as do mercado, mas acima das taxas ofertadas pelo Governo Federal através do Fies. O Estudante que tiver dificuldade em se adequar as normas do Fies poderá tentar uma vaga através do P-Fies, já que as condições serão determinadas pela instituição, mas pagando um pouco mais por ele.

Quem pode se inscrever no Fies

Para se inscrever no Fies o candidato deve ter realizado o exame do Enem a partir de 2010, obtido média superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, possuir renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, para a obtenção de juro zero, e o curso escolhido deve ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).


Quem pode se inscrever no P-Fies

Para se inscrever no Fies o candidato deve ter realizado o exame do Enem a partir de 2010, obtido média superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, possuir renda familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos, e o curso escolhido deve ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Como se inscrever no Fies ou P-Fies


Para fazer a inscrição o candidato deverá acessar a página do Fies, traves do link, e clicar em “Primeiro acesso”. Lá, o candidato deverá inserir o CPF e a data de nascimento, e cadastrar uma senha de acesso. O candidato irá fornecer um e-mail válido, para onde será enviado uma mensagem de validação do cadastro. Após o cadastro, basta acessar o link “Já sou cadastrado”, informando CPF e senha.

Como acompanhar o resultado do Fies e P-Fies

A liberação do resultado do Fies e P-Fies será em 27 de julho de 2018 e o candidato terá acesso através da página do Fiesseleção, com o CPF e senha já cadastrada no ato da inscrição, ou poderá entrar em contato junto à(s) instituição(ões) para a(s) qual(ais) tenha se inscrito. Para quem se inscrever no Fies, haverá uma lista de espera para quem não for selecionado, já do P-Fies não há lista de espera.


Como participar da Lista de Espera do Fies

A candidato que se inscreveu na modalidade Fies e não foi selecionado na primeira chamada, poderá manifestar seu interesse na Lista de Espera do Fies 2018. A manifestação é feita na própria página do Fiesseleção. O candidato deverá acompanhar a liberação de resultados do dia 01 até o dia 24 de agosto. Lembrando que é de inteira responsabilidade do candidato ficar atento as liberações de resultados, assim como o comparecimento nas instituições e cumprimento dos prazos estipulados.

Como proceder após ser selecionado na chamada única do Fies


Após a seleção do candidato, este deverá complementar as suas informações no FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, e para tal, o candidato terá do dia 27 de julho até 31 de julho de 2018.

Como proceder após ser selecionado na chamada única do P-Fies

Diferentemente do Fies, o candidato selecionado pelo P-Fies não precisa complementar informações pelo site, mas deverá comparecer ao CPSA, Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em até 5 dias, e cada instituição, ou seja, cada local de oferta de cursos da instituição de ensino participante do FIES deverá constituir uma. Logo após deverá se dirigir a instituição financeira em até 10 dias.


Como ocorre o desempate no Fies e P-Fies 2018

Em caso de empate, serão utilizados os critérios abaixo:

  1. maior nota obtida na redação;
  2. maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
  1. maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  2. maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Cronograma completo do Fies e P-Fies 2018


  • Inscrições – 16 a 22 de julho de 2018;
  • Divulgação de Resultado – 27 de julho de 2018;
  • Complementação de inscrição – 27 a 31 de julho de 2018;
  • Lista de espera – Modalidade Fies – 1º a 24 de agosto de 2018.

Para quem deseja ingressar no ensino superior, mas não tem condições de arcar com os custos do curso, fazer o Fies ou P-Fies é uma grande oportunidade. Com taxa zero ou abaixo do mercado e forma de pagamento acessível, durante o curso o candidato terá apenas um compromisso de pagamento do valor da coparticipação mensalmente (50,00), que seria a parcela dos encargos educacionais não financiada. Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira.



Tags : Fies
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar