Categorias: Enem

Reta final para o Enem 2015

O que devo fazer faltando menos de dois meses das provas do Enem 2015?

Estamos a menos de dois meses das provas do Enem 2015, que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, e muitos já entraram na reta final de preparação para encarar quase 100 de questões com enunciados longos e que desafiam a atenção do candidato.

Nessa reta final é importante que você esteja focado nos estudos, então escolhemos algumas dicas que vão te ajudar nesses últimos dois meses.

Atualize-se

É sempre importante que você esteja por dentro dos assuntos discutidos em rede nacional, principalmente quando envolve os direitos humanos. É necessário que nesse momento você se dedique a leitura de jornais e revistas, e assista aos telejornais nacionais.

Leia sobre: redução da maior idade penal, descriminalização e legalização do aborto, intolerância religiosa, trotes universitários, homofobia, ativismo em redes sociais, falta de água, epidemias de dengue, etc..

Aprender com diversão

No momento em que estiver estudando, procure se divertir, o momento de seriedade já passou. Crie músicas, chame os amigos para estudar junto, façam jogos que de pergunta e resposta e no final dê um prêmio para aquele que mais acertou e escolha um mico para aquele que menos acertou. Estudar brincando é melhor jeito de aprender!

Lembre-se: Nada de decoreba – O Enem lança questões de raciocínio lógico. Procure compreender o enunciado.

É hora de escrever

Nesse momento se você ainda não se dedicou a treinar as redações, já está mais do que na hora. É hora de escrever e reescrever. Procure algum professor que possa corrigir suas redações, tirar dúvidas como o uso de ponto e vírgula e que te apresente as regras para uma boa dissertação argumentativa.

Lembre-se: Você deve propor uma solução para um problema apresentado no tema.

A redação no Enem

Preocupação frequente de muitos candidatos, a redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, que tem como estrutura básica a introdução, desenvolvimento e conclusão. É preciso apresentar uma tese sobre o tema proposto, desenvolver a argumentação e apresentar uma proposta de intervenção. É opcional dar um título ao texto.

Na redação, são avaliadas cinco competências: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto e elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: EnemProvas

Posts Recentes

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

16 horas atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

1 mês atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

3 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

4 meses atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

4 meses atrás

Enquete do Enem será entre 20 e 30 de junho

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirmou a realização da… Leia mais

4 meses atrás