Categorias: ENEM 2021

Reta final para o Enem 2015

O que devo fazer faltando menos de dois meses das provas do Enem 2015?

Estamos a menos de dois meses das provas do Enem 2015, que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, e muitos já entraram na reta final de preparação para encarar quase 100 de questões com enunciados longos e que desafiam a atenção do candidato.

Nessa reta final é importante que você esteja focado nos estudos, então escolhemos algumas dicas que vão te ajudar nesses últimos dois meses.

Atualize-se

É sempre importante que você esteja por dentro dos assuntos discutidos em rede nacional, principalmente quando envolve os direitos humanos. É necessário que nesse momento você se dedique a leitura de jornais e revistas, e assista aos telejornais nacionais.

Leia sobre: redução da maior idade penal, descriminalização e legalização do aborto, intolerância religiosa, trotes universitários, homofobia, ativismo em redes sociais, falta de água, epidemias de dengue, etc..

Aprender com diversão

No momento em que estiver estudando, procure se divertir, o momento de seriedade já passou. Crie músicas, chame os amigos para estudar junto, façam jogos que de pergunta e resposta e no final dê um prêmio para aquele que mais acertou e escolha um mico para aquele que menos acertou. Estudar brincando é melhor jeito de aprender!

Lembre-se: Nada de decoreba – O Enem lança questões de raciocínio lógico. Procure compreender o enunciado.

É hora de escrever

Nesse momento se você ainda não se dedicou a treinar as redações, já está mais do que na hora. É hora de escrever e reescrever. Procure algum professor que possa corrigir suas redações, tirar dúvidas como o uso de ponto e vírgula e que te apresente as regras para uma boa dissertação argumentativa.

Lembre-se: Você deve propor uma solução para um problema apresentado no tema.

A redação no Enem

Preocupação frequente de muitos candidatos, a redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, que tem como estrutura básica a introdução, desenvolvimento e conclusão. É preciso apresentar uma tese sobre o tema proposto, desenvolver a argumentação e apresentar uma proposta de intervenção. É opcional dar um título ao texto.

Na redação, são avaliadas cinco competências: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto e elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.

 

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: EnemProvas

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

1 dia atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

4 semanas atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

1 mês atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás