A data da divulgação do resultado do Enem 2016 será no dia 19 de janeiro
A data da divulgação do Resultado do Enem 2016 será no dia 19 de janeiro, para acessar as notas, os participantes deverão informar o ano de realização do exame, o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não calcula uma média global do desempenho, apenas apresenta as notas por área de conhecimento, já que as universidades têm autonomia para definir os critérios de uso das notas para ingresso no ensino superior.
O acesso ao resultado do Enem 2016 também será feito através da Página do Participante, com o CPF e a senha do candidato. Mas assim que houver a liberação dos resultados do Enem 2016, nós do vocênoenem, manteremos você informados em primeira mão.
Saiba mais
- Baixe as Provas e Gabaritos do Enem 2016
Retrospectiva Enem 2016
Teoria da Resposta ao Item
Mesmo com o gabarito em mãos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final, em janeiro.
Mais de 8 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.
Como utilizar a nota do Enem 2016
O Enem foi criado pelo Governo Federal em 1998 afim de analisar o desempenho dos alunos que estavam finalizando o ensino médio, mas com o assar do tempo houve uma procura maior e a possibilidade de ampliação. Assim foi dado início as parcerias com faculdades públicas e privadas para que o resultado do Enem fosse utilizado como nota do vestibular para conseguir uma vaga no ensino superior.
O Enem se transformou em um verdadeiro vestibular nacional, com uma busca e dedicação muito maior que no seu início e além da nora na universidade, o Enem pode ajudar em outros objetivos dos candidatos também.
Veja aqui onde você poderá utilizar a nota do Enem 2016:
- Sisu – Sistema de Seleção Unificado onde você poderá concorrer a vagas disponíveis em faculdades públicas no país;
- Fies – O Financiamento Estudantil possibilita que você financie o valor do curso que pretende fazer;
- Substituição ou complementação do vestibular – Universidade aceitam a sua nota como substituição do vestibular;
- Certificação do Ensino Médio – Poderá utilizar como certificação de conclusão do ensino médio.
- ProUni – Bolsas de estudos em universidades particulares;
- Sisutec – Curso técnicos gratuitos;
- Ciência sem Fronteiras – estudar no exterior através do programa do governo.
E para você receber nossas atualizações diariamente, aceite as notificações do vocênoenem ou clique no símbolo da campainha no canto esquerdo do site e faça a liberação.