close

Resultado do Enem 2015 será divulgado até a primeira semana de janeiro de 2016

Os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já estão disponíveis on-line para os participantes das provas aplicadas no sábado, 24, e no domingo, 25. A divulgação dos resultados individuais está prevista para janeiro do próximo ano.

Nos dois dias de exame, foram aplicadas quatro provas objetivas (ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias), além da redação, que teve como tema A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira.

Aloizio Mercadante, anunciou que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 será divulgado até a primeira semana de janeiro de 2016.

Conheça o app Quero a minha nota! 2015

O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no exame, o participante pode tentar vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares.

O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

O que caiu no Enem

As questões sobre cidadania e meio ambiente predominaram no primeiro dia do Enem 2015, 24 de outubro. Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, perguntas de Química abordaram poluição e pesticidas, enquanto na prova de Biologia muitas questões falavam sobre problemas ambientais, além de citologia e genética.

A prova de Ciências Humanas seguiu a tendência dos anos anteriores, com textos grandes, mas com alternativas curtas. Houve um aumento das questões de Filosofia e Sociologia, com textos e frases de Simone de Beauvoir, Paulo Freire, São Tomás de Aquino, Max Webber, Thomas Hobbes, Nietzsche, entre outros.

Já a prova do segundo dia foi considerada cansativa até para professores. O diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, comentou que a prova de Matemática e suas Tecnologias exigiu muitos cálculos e pode ter faltado tempo para os participantes resolverem todas as questões.

A prova de Linguagens Códigos e suas Tecnologias manteve a característica de edições anteriores, com textos e enunciados longos. O tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários