Os resultados do Encceja 2017 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do ensino médio serão publicados nesta segunda-feira (5), às 18 horas. Para acessá-los, é necessário entrar no site e informar CPF e senha cadastrados. Serão aprovados aqueles que atingirem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento da prova e na redação.
O exame é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade própria e buscam a certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Fundamental. Os candidatos que obtiveram a nota mínima exigida nas quatro áreas do conhecimento e na redação devem providenciar a certificação junto às secretarias estaduais de educação e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Segundo o Inep, as instituições certificadoras deverão acessar o Portal do Inep e digitar o código impresso no Boletim do Participante para validar o documento.
Os candidatos que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar a secretaria estadual ou instituto federal selecionado na inscrição e solicitar a declaração parcial de proficiência. Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas dessas áreas de conhecimento em futuras edições do Encceja.
Segundo o Inep, os candidatos que obtiverem no exame a nota mínima só em uma ou mais provas, mas não em todas, têm o direito de solicitar, à secretaria ou ao instituto, uma declaração parcial de proficiência. “Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da área de conhecimento em futuras edições do Encceja”.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação der Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.
O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja Nacional.
O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas diferenciados: Encceja para residentes no Brasil (Encceja Nacional), Encceja para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas (Encceja Nacional PPL), Encceja para brasileiros residentes no exterior (Encceja Exterior) e Encceja para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas (Encceja Exterior PPL). As aplicações fora do Brasil são feitas em parceira com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no Exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam aos seguintes requisitos:
O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informou através de nota… Leia mais
As bolsas são de 50% ou 100% para candidatos com renda familiar de até 3… Leia mais
O ProUni terá as inscrições abertas entre os dias 12 e 15 de janeiro de… Leia mais
O Inep liberou na última terça, 05, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem… Leia mais
O ano novo mal começou e já temos compromissos com as conquistas programadas para ele,… Leia mais
Deixe um comentário