close
Enem

Resultado de Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2019


Liberação do resultado de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019

Quem fez a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, deve ficar atento a divulgação do resultado que será feito em 17 de abril. A divulgação será feita diretamente na Página do Participante do Enem, onde o candidato poderá acessar através do CPF e senha cadastrados no ato do pedido. A isenção será destinada aos estudantes que:

  • Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

É de responsabilidade do candidato acompanhar a situação da solicitação. Se sua solicitação de isenção da taxa for aceita não significa que você está inscrito. Todo mundo precisa fazer a inscrição, em maio.

Como proceder se a isenção do Enem 2019 for negada

Se a solicitação de isenção for negada você pode recorrer da decisão. Para isso, o candidato terá entre os dias 22 e 26 de abril para apresentar os documentos solicitados. Confira os documentos aceitos para recurso relacionado à solicitação de isenção da taxa de inscrição:

  • Documento de identificação (Cédula de Identidade) do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;
  • Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil (municipal, estadual ou federal) ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola; e, no caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio;
  • Declaração escolar que comprove está cursando a última série do ensino médio em 2019, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, no qual está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou documento com o Número de Identificação Social (NIS) válido, no qual está inscrito no CadÚnico.

Vale ressaltar que a solicitação de isenção ou a justificativa de ausência não garante a inscrição do candidato no Enem de 2019. Ou seja, o candidato deve fazer a sua inscrição entre os dias 6 a 17 de maio de 2019, através da Página do Participante.


Enem 2019

O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5 horas e 30 minutos No segundo dia, os estudantes terão 5 horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o dia 13 de novembro. O resultado será divulgado, conforme o edital, em data a ser divulgada posteriormente.

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar