Categorias: ProUni

Resultado da Segunda Chamada do ProUni 2018

Resultado da segunda chamada do ProUni 2018 já está disponível

Candidatos pré-aprovados na segunda chamada do ProUni 2018 (Programa Universidade para Todos) já podem consultar o resultado, disponível no site do programa na internet. O prazo para comprovação de informações também tem início nesta sexta-feira, 2, e segue até o próximo dia 9. Isso deve ser feito na universidade onde o candidato estudará, e é requisito para garantia da vaga. Em caso de não aprovação, o prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 16 a 19 de março.

As informações a serem comprovadas dizem respeito ao cadastro e à renda, tanto do candidato quanto do seu grupo familiar, e à comprovação de residência, entre outros tópicos. Além disso, a instituição de ensino poderá solicitar informações complementares.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição, estão sendo ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais. As integrais se destinam aos estudantes com renda per capita de até 1,5 salários mínimos. Já as bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Poderão concorrer à primeira opção de curso candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou foram pré-selecionados só na segunda opção de curso, nas situações em que não houve formação de turma.

Regras – As bolsas do ProUni são destinadas a brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota superior a 450 pontos e sem zerado a prova de redação.

É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos um dos requisitos a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

Consulte a página do ProUni.

Como funciona o ProUni?

O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano, comumente no início de cada semestre letivo, e seleciona os candidatos levando em consideração os cursos desejados, a nota obtida no Enem e a renda familiar per capita. Os candidatos selecionados recebem bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades privadas, durante todo o curso.

O processo seletivo do ProUni segue o mesmo padrão já conhecido no Sisu e Sisutec. Para participar basta realizar a inscrição em uma única etapa, inteiramente online e gratuita, selecionar duas opções de curso em ordem de preferência e acompanhar nos dias de inscrição a evolução da nota de corte, que é atualizada sempre às 9 horas da manhã.

É possível alterar os cursos desejados todos os dias até o fim do prazo de inscrição, procurando aqueles em que sua nota seja superior à nota de corte.

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: ProUni

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

2 dias atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

1 mês atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

1 mês atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás