Saiba quais são os requisitos para se inscrever no Enem 2019
Com a liberação do Edital do Enem 2019, muitos candidatos já podem esclarecer algumas dúvidas sobre a realização do exame, e uma delas é saber quais são os requisitos para se inscrever no Enem 2019. As inscrições terão início em 06 de maio de 2019, e o candidato terá até as 23h59m do dia 17 do mesmo mês para realizar a inscrição pela Página do Participante do Enem.
Para se inscrever no Enem 2019, o candidato deve preencher alguns requisitos, como, por exemplo, estar no último ano do ensino médio ou já tenha finalizado. Porém, quem deseja testar seus conhecimentos, como pessoas com menos de 18 anos no primeiro dia de realização do exame que concluirão o Ensino Médio após o ano letivo de 2019 e os chamados treineiros, podem usar o resultado somente para uma autoavaliação.
Veja abaixo quem mais pode fazer a prova do Enem:
- Qualquer pessoa, porém os candidatos com menos de 18 anos que não tiverem terminado o ensino médio só participam do Enem como “treineiros”
- Estudante deve estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, independente se em escola pública ou particular
- Quem se formou em EJA – ou supletivo – também pode fazer o Enem
- Grávidas ou lactantes devem informar atendimento específico (como sala em andar térreo, por exemplo) devem solicitá-lo no momento da inscrição, marcando a opção “Gestante” ou “Lactante”
- Deficientes, devendo ser informado o tipo de atendimento especial necessário no dia da prova
- Idosos
- Detentos – Pessoa em PPL tem um edital a parte do Enem
Quem está isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019?
Para o candidato ser isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019, ele deve estar dentro de alguns requisitos, porem a solicitação deve ocorrer antes da inscrição e o prazo foi de 1º a 10 de abril.
- Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
- Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Quem faltou na edição do ano de 2018 deve apresentar uma justificativa para a ausência, caso contrário deverá realizar o pagamento da taxa de R$ 85,00.
Passo a passo para a inscrição Enem 2019
O passo a passo para a inscrição do Enem 2019 é simples, mas é preciso ter atenção no preenchimento dos dados e concluir toda operação.
- Acesse a Página do Participante;
- Clique na opção Fazer inscrição;
- Preencha o seu CPF, RG, e-mail válido (para que receba os dados de acesso e confirme sua autenticidade) e telefone de contato;
- Em seguida, informe a cidade da realização da prova;
- Preencha todos os dados solicitados;
- Finalize a sua inscrição e aguarde a confirmação de que foi realizada com sucesso.
A inscrição que ficar pendente do pagamento da taxa só será efetivada após a sua confirmação.
Cronograma completo do Enem 2019:
O Enem 2019 já está com suas principais datas divulgadas. E para não perder nenhum prazo, o candidato deve ficar atento. Veja abaixo o cronograma completo já divulgado do Enem 2019:
- Solicitação de Isenção: 01 a 10 de abril de 2019 (Encerrada)
- Justificativa de ausência: 01 a 10 de abril de 2019 (Encerrada)
- Período de inscrições: 06 a 17 de maio de 2019
- Divulgação dos locais de prova: A confirmar
- Aplicação da 1ª prova: 03 de novembro de 2019
- Aplicação de 2ª prova: 10 de novembro de 2019
- Prazo máximo para pagamento da taxa de inscrição: 24 de maio de 2019
- Publicação do Gabarito: 16 de novembro de 2019
Além dessas datas, o MEC ainda não divulgou a data exata da liberação dos Resultados individuais, que deve ocorrer em janeiro de 2020. Já a divulgação dos resultados dos treineiros deve ocorrer em março de 2020.