close

Redação do Enem mantém exigências do exame de 2013

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 já tem data marcada para os dias 8 e 9 de novembro. Embora o Ministério da Educação (MEC) já tenha disponibilizado as informações no edital, dúvidas ainda persistem, e uma delas se refere a correção da redação.

Redação mantém exigências do exame anterior

Textos com qualquer forma de desrespeito aos direitos humanos serão descartados. Correção terá novos filtros e sinalizações

Cabe ressaltar que, segundo as informações oficiais divulgadas pelo MEC e Inep, os mesmos critérios aplicados em 2013 serão usados, neste ano, para a avaliação da redação.Assim, serão avaliadas em níveis (de 0 A 5) as capacidades de:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

As redações que apresentem qualquer forma de desrespeito aos direitos humanos, com inserção de desenhos e xingamentos, também serão descartados. Textos que estejam apresentados totalmente desconexos ao tema proposto seguirão o mesmo critério de anulação.

A redação também será anulada se o candidato fugir do tema e não seguir o modelo de estrutura dissertativa-argumentativa. O texto que não for escrito na folha de redação também será considerado em branco e será atribuído nota zero. Textos que apresentem até sete linhas serão considerados “textos insuficientes” e também serão descartados, além disso, textos copiados do caderno de questões serão desconsiderados.

“Vamos manter os filtros anteriores [de correção] e acrescentar outros filtros que ainda estamos desenvolvendo. Eles ainda estão sendo levantados. Manteremos o rigor, com mais filtros, que serão anunciados em tempo oportuno”, adiantou o ministro da Educação, Henrique Paim, durante coletiva de imprensa sobre o Enem no dia 8/5.

A novidade desde ano é referente ao monitoramento, que possibilitará o acompanhamento da correção das redações de diversas maneiras. “Estamos com um grande processo de monitoramento e capacitação constante. Quando a redação é enviada ao corretor, assim como todo o sistema de acompanhamento, a redação é acompanhada de várias maneiras. A cada ano, acrescentamos detalhes, dada a experiência. Existirão novos filtros e sinalizações, e isso é um processo contínuo”, afirmou o presidente do Inep“, destacou o presidente do Inep,  José Francisco Soares.

Etapas da correção

Segundo informa o edital, a redação será corrigida por dois corretores de forma individual. Cada um deles irá atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências. A nota final do candidato será a média aritmética das notas totais fornecidas pelos dois corretores.

Se houver uma diferença muito grande entre ambas as notas, será realizado um pedido formal para que um terceiro corretor corrija novamente a prova. Neste caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem. A terceira nota será automaticamente descartada.

Se a nota fornecida pelo terceiro corretor for distante das notas dos outros dois, a redação então será novamente corrigida por outros novos três corretores que fornecerão a nota final do candidato.

Correções especiais

Aos participantes surdos ou com deficiência auditiva, serão corrigidas as redações seguindo os critérios de avaliação coerente com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua.

Já os participantes com dislexia serão adotados mecanismos de avaliação que considerem características linguísticas desses transtorno específico.

 

Tags : Redação do EnemRedação ENEM
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários