O que você precisa saber para obter uma boa nota na Redação do Enem
A Redação é a parte mais temida da prova do Exame Nacional do Ensino Médio. E não é para menos, afinal, uma nota zero tira todas as possibilidades de conseguir uma vaga através dos programas de ingresso no ensino superior. O que você precisa saber para obter uma boa nota na Redação do Enem.
A Redação do Enem será aplicada junto com as provas de Linguagens e de Ciências Humanas no primeiro dia do exame, e em algumas universidades, principalmente as públicas, a nota da Redação do Enem é mais importante na hora da seleção.
Competências analisadas na correção da Redação do Enem
São 5 competências analisadas na correção da Redação do Enem. Cada competência terá anota de 0 a 200, e no final totalizando a máxima de 1000.
- Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
- Competência 2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Fuja do Zero (0) da Redação do Enem
Fique por dentro dos motivos que podem zerar a Redação do Enem:
- Fuga total do tema;
- Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Texto com até 7 linhas;
- Cópia de textos;
- Desenhos ou formas propositais, como números ou sinais fora do texto;
- Desconectar do tema proposto;
- Folha da Redação em branco.
Treinamento é o segredo da Redação do Enem
Não basta apenas saber quais são as competências analisadas pelos corretores, é também preciso praticar e exercitar a Redação do Enem. Dedicar um tempo exclusivo para elaborar textos, tirar dúvidas com professores etc. O ideal é treinar com temas diversos e atuais e utilizando de edições anteriores do Enem.