close

Realização de Enem 2016 foi um “sucesso absoluto”, afirma ministro da Educação

Depois de dois dias de provas, o ministro da Educação, Mendonça Filho, avaliou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um “sucesso absoluto”, em declaração dada em coletiva na noite de domingo (6).

De acordo com o Inep, 8.356.215 candidatos estavam aptos a realizar as provas neste fim de semana. Desse total, 5.848.619 compareceram para o exame. Com isso, o índice de abstenção foi de 30%, um aumento de 2,4% em relação ao ano passado (que foi de 27,6%).

Nos dois dias, 768 estudantes foram eliminados por descumprimentos de regras gerais, como chegar atrasados e não ter caneta preta para marcar as opções no gabarito.

“Diante do quadro que nós acompanhamos nos últimos dias, nas últimas semanas, eu diria que foi um sucesso absoluto o Enem 2016. A gente tinha um ambiente de estudantes (ocupando), em escolas estaduais, diversos fatores, alguns casos envolvendo até a mobilização local tendo em vista disputas históricas, sindicais, relativas a professores, como em alguns estados do sul do País. Um ambiente que não deixa de ter um componente do momento político recente da vida política nacional. A gente conseguiu fazer com que 97% dos inscritos tivessem condições de participar do Enem 2016. Isso para mim é um resultado que por si só mostra o sucesso”, afirmou Mendonça Filho.

Com as ocupações, 271.033 pessoas farão as provas em 3 e 4 de dezembro. Essa aplicação terá um custo extra entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões, na estimativa do Ministério da Educação. Os cadernos de questões não utilizados neste fim de semana, cerca de 78 toneladas de papel, serão reciclados e utilizados nas próximas provas de dezembro.

Os gabaritos das provas deste fim de semana serão divulgados na próxima quarta-feira (9) pela manhã. Já o resultado final será disponibilizado em 19 de janeiro.

O inscritos privados de liberdade realizarão o exame em 13 e 14 do mês que vem.

Tags : Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Antônia Moreira sampaio de oliveira
Antônia Moreira sampaio de oliveira
3 anos atrás

gostei da prova ,e estou confiante e ao mesmo tempo ansiosa pelo resultado.