close

Inep confirma o cancelamento de questão do Enem 2019

Na tarde desta terça-feira, 19, o Inep confirmou o cancelamento de uma questão aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. A questão da prova de Ciências Humanas foi anulada porque já havia sido aplicada na prova do ano passado, 2018.

O comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, responsável pelo Enem, diz: “O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade”.

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação regular do Enem 2019: questão 90 do Caderno Azul; questão 78 do Caderno Amarelo; questão 66 do Caderno Branco e questão 72 do Caderno Rosa.”


Localização da questão anulada em cada prova do Enem 2019

  • Caderno azul: questão 90
  • Caderno amarelo: questão 78
  • Caderno branco: questão 66
  • Caderno rosa: questão 72

O Inep ressaltou que não há nenhum problema com enunciado da prova ou a sua resposta, e que o motivo foi unicamente pelo fato de já ter constado em edição anterior do exame.


Veja a questão anulada:

Geografia da riqueza, fome e meio ambiente.

A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve a falta de alimento, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la.


O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à)

A – escala de produtividade regional


B – padrão de distribuição de renda


C – dificuldade de armazenamento de grão

D – crescimento da população mundial

E – custo de escoamento dos produtos



Resultados liberados em Janeiro 2019

A liberação dos Resultados Individuais continua previsto para o mês de janeiro de 2019, onde cada candidato poderá visualizar a sua nota final através da Página do Participante. Com os Resultados em mãos, os candidatos poderão se inscrever em programas do ensino superior como Sisu, ProUni, Fies e até mesmo buscar uma vaga em instituições de fora da pais, em Portugal, por exemplo.



Tags : EnemProvasProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar