close
Enem

Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição no Enem 2017


Veja quem pode e como pedir isenção da taxa de inscrição no Enem 2017

O período de inscrições no Enem 2017 vai de 8 a 19 de maio. Neste ano, o valor da taxa de inscrição é de R$ 82,00, cerca de 20% mais alto do que em 2016. O pagamento deve ser feito até 24 de maio em agências bancárias, casas lotéricas ou nos correios. Mas você sabia que muita gente pode se inscrever gratuitamente?

Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição no Enem 2017

  • Candidatos que vão concluir o Ensino Médio em escola pública em 2017. Se você está cursando neste ano a 3ª série do Ensino Médio em qualquer escola da rede pública de ensino, pode fazer a inscrição no Enem gratuitamente. O Inep, que organiza o Enem, puxa os dados do Censo Escolar da Educação Básica para saber quem está matriculado na 3ª série do Ensino Médio para liberar a isenção da taxa de inscrição no Enem automaticamente.
  • Candidatos que tiverem cursado o Ensino Médio completo em escola pública e que puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Candidatos que tiverem cursado o Ensino Médio completo com bolsa integral em escola particular e que puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal seja de até meio salário por pessoa.
  • Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal total seja de até três salário mínimos.

O que é CadÚnico?

CadÚnico é o Cadastro Único para Programas Sociais. Trata-se de um registro do Governo Federal das famílias de baixa renda no Brasil. Cada pessoa da família registrada no CadÚnico tem um Número de Identificação Social (NIS). É esse número que será pedido no ato de inscrição para quem estiver solicitando isenção da taxa de inscrição por integrar famílias de baixa renda.

Podem entrar no CadÚnico as famílias que:


  • ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • ganham até três salários mínimos por mês no ​tota​l.

Para entrar no CadÚnico, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo à sua casa levando um comprovante de endereço e pelo menos um destes documentos de cada integrante da família:


  • CPF;
  • RG;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani).

Como pedir isenção da inscrição no Enem 2017

A solicitação da isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 deve ser feita no ato da inscrição. O candidato poderá ver se o pedido de isenção foi aceito ou não diretamente na Página do Participante, online.

Caso o pedido de isenção tenha como justificativa a baixa renda da família registrada no CadÚnico, será preciso informar o NIS no ato da inscrição.


É importante ressaltar que não adianta mentir! Se você declarar que é integrante de família de baixa renda, o Inep poderá verificar se a informação é verdadeira por meio do CadÚnico, além de exigir do candidato os documentos que comprovem a situação declarada. Caso não consiga comprovar, o candidato terá sua inscrição cancelada e o dinheiro deverá ser ressarcido ao Inep.

Ah! E quem conseguir a isenção por solicitação, não comparecer à prova e não apresentar justificativa, não poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem em 2018. Ou seja, não foi e não justificou a falta inserindo atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência no sistema, perdeu o benefício no ano que vem!


E se a solicitação de isenção não for aceita?

Depois de solicitar a isenção, o Inep vai verificar se as informações são verdadeiras e se você mandou a documentação necessária.


Caso o órgão não aceite o seu pedido, você deve gerar a GRU Cobrança na Página do Participante e efetuar o pagamento até 24 de maio, igual a todo mundo. Se o pagamento não for efetuado, sua inscrição não será concluída. Então, atenção à situação do seu pedido na Página do Participante.

*Com informações do Quero Bolsa



Tags : Inscrições Enem
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar