close

Entenda o processo e quem pode participar do Enem 2019

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, está chegando e muitos que tem interesse em participar da prova ainda possuem muitas dúvidas do processo e quem pode participar do Enem 2019. Para isso, elaboramos esse texto para esclarecer todas as suas dúvidas e mais algumas que possam surgir ao longo do período.

Qualquer pessoa pode fazer o Enem, já o uso dos resultados é diferente para cada público. Os resultados só podem ser usados para acesso à Educação Superior e aos programas governamentais de financiamento por participantes com mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do Exame e que tenham concluído o Ensino Médio em ano anterior ao da edição do Exame.

Como pode ser utilizado o Resultado do Enem 2019?

O candidato que participar do Enem 2019 e obtiver nota diferente de zero (0) na redação e nas provas, poderá participar de alguns programas do Governo Federal, tais como:

  • Participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Instituições Portuguesas;
  • Financiamento Estudantil – Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Desenvolvimento Pessoal – Autoavaliação e inserção no mercado;
  • Melhorias na Educação – Estudos e indicadores para aperfeiçoamento do ensino.

Qual o período da Inscrição do Enem 2019?

O candidato que desejar participar do Enem 2019 deverá ficar atento as datas de inscrições do exame, que neste ano será entre os dias 06 e 17 de maio. Já a isenção de pagamento de taxa será entre os dias 1º a 10 de abril.

Quando serão aplicadas as Provas do Enem 2019?

Neste ano de 2019, as provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de Novembro, em dois domingos seguidos.

Cronograma do Enem 2019 já liberado pelo Inep:

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou algumas datas importantes sobre a realização do Enem em 2019, são elas:

Essas datas devem ser guardadas pelos candidatos que desejam realizar a prova do Enem, afinal, caso passe dos prazos não será possível a realização do exame, marcada para o mês de novembro.

Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários