O 4ª simulado do Enem online acontece a partir das 8h do dia 8 de outubro de 2016, até as 19h59 do dia 16 de de outubro

Acontece no próximo sábado (8) o quarto simulado do Enem. O teste, desenvolvido pelo Ministério da Educação através do programa Hora do Enem, é gratuito e contará com 45 questões por área, totalizando 180 questões, seguindo a mesma metodologia de elaboração do exame nacional.

Assim como na avaliação nacional, o simulado será dividido em quatro áreas de conhecimento do Enem: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências matemáticas e suas tecnologias, além de redação.

Toda a correção será feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo modelo de correção do Enem.

Este ano, o exame recebeu 8,647 milhões de inscrições. Na edição anterior, foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram as inscrições. Ao fim daquele ano, 5,7 milhões fizeram as provas do exame.

Como fazer o simulado do Enem?

Para começar o quarto simulado do Enem, basta ter uma conta no Geekie Games. É fundamental entrar no Geekie Games nos dias do simulado, pois ele não estará disponível depois. Fique atento ao horário de início e encerramento do quarto simulado do Enem. Início: 08 de outubro às 8h. Término: 19h59 no dia 15 de outubro.

É preciso ter acesso à internet para começar. Porém ela não é necessária enquanto você fizer o simulado do Enem, apenas para terminar a prova. Por isso, fique tranquilo se quiser fazer a prova com o pacote de dados móveis. Entretanto, recomendamos fazer o simulado em um local silencioso e reservado.

Novidades do Quarto Simulado do Enem:

Quem fez os últimos simulados oficiais do Enem perceberá diferenças no quarto simulado, ainda mais fiel à prova que acontece em novembro em 2016.

180 questões e dois dias de prova

No primeiro dia do simulado, haverá 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. São 45 questões sobre cada área do conhecimento. As perguntas são sobre História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Sociologia (Ciências Humanas) e Física, Química, Biologia (Ciências da Natureza).

No segundo dia do simulado, haverá 90 questões de Matemática e Linguagens. São 45 questões sobre cada área do conhecimento. As perguntas são sobre Matemática e Lógica e Português, Língua Estrangeira e Artes.

Obrigatoriamente, você precisa fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia. Como a duração total é longa, recomendamos fazer o simulado em dois dias.

Questões de Inglês e Espanhol

No quarto simulado, têm questões de língua estrangeira. Ao iniciar o segundo dia de prova, você pode escolher Inglês ou Espanhol. Não é possível mudar a escolha do idioma.

Ranking na web

No terceiro simulado do Enem, uma das grandes novidades foi ver o seu ranking na prova, mas apenas em dispositivos Android. No quarto simulado do Enem, você pode ver a sua classificação em comparação com as outras pessoas que fizeram o simulado tanto no smartphone ou tablet Android, quanto na web.