Você já sabe quando será liberado o Resultado do Enem 2019
Só falta mais uma etapa das mais importantes para a finalização do Enem 2019, e não está muito longe de ser divulgado. Você já sabe quando será liberado o Resultado do Enem 2019? No dia 17 de janeiro de 2020 o MEC irá divulgar o Resultado do Enem através da Página do Participante. Além do Resultado individual, ainda falta a divulgação Resultados dos Treineiros e dos Espelhos de Redação, que deve ocorrer em março de 2019.
Como acessar o Resultado do Enem 2019?
Para saber o Resultado individual do Enem 2019, o candidato deverá acessar a Página do Participante, utilizando o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.
Como poderá utilizar o Resultado do Enem 2019?
O estudante que fez a prova do Enem poderá utilizar a sua nota para participar dos seguintes programas do Governo Federal:
- Fies
- ProUni
- Sisu
Além de ter a possibilidade de estudar em instituições de ensino superior em Portugal.
Quais os tipos de Fies?
Existem dois tipos de Fies 2019: Fies e o P-Fies.
- O Novo Fies – Ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. E o limite na prestação a ser pago pelo estudante deve considerar a sua renda. Para participar, o estudante deve ter participado da edição do Enem a partir da edição de 2010 e tenha obtido nota na prova igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação. Esse financiamento é de responsabilidade de bancos públicos como o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
- P-Fies – Destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de três até cinco salários mínimos e funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes. O Financiamento estudantil que, no mercado, têm juros que variam de 1,9% a 2,5% ao mês. Não precisa ter participado de edições anteriores do Enem.
Quais os critérios para participar do ProUni 2019?
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição
- Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada
- Ser pessoa com deficiência
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos a renda não é considerada
Como Funciona o Sisu 2019?
O Sisu possui um acesso online, onde o candidato a um vaga em uma instituição publica se inscreve, seja para bacharelado, licenciatura e tecnólogo. As instituições liberam suas vagas e as notas de corte para a classificação alteram diariamente, de acordo com as notas expostas e o número de vagas por curso.