close

O resultado do Encceja 2017 será divulgado no site do Inep

Depois de ter sua data adiada por duas vezes, o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizado neste domingo (19) para mais de 1,5 milhão de estudantes em 564 cidades. Segundo o Inep, o gabarito oficial será divulgado até o dia 1º de dezembro, mas a data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi definida.

Os testes serão aplicados em dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, de acordo com o horário de Brasília. O exame terá início às 9h e encerrará às 13h. No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15, também conforme o horário de Brasília.

A prova não era aplicada desde 2014, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) havia assumido a função de conceder o diploma do ensino fundamental e médio.

Como menos de 10% dos alunos conseguiam a certificação via Enem, o governo federal decidiu retomar o Encceja, que neste ano será feito por 301.583 candidatos que querem o certificado do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. De acordo com o Ministério da Educação, quem conseguir a pontuação mínima terá isenção automática no próximo Enem. A data de divulgação do resultado do Encceja ainda não foi anunciada.

Emissão do diploma

O Encceja é realizado pelo Inep, mas compete às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia definir os procedimentos complementares para certificar os participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

As secretarias estaduais de educação listadas no edital do Encceja utilizarão os resultados individuais para a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Já os institutos federais o farão somente para certificar a conclusão do ensino médio.

Tags : Encceja
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
14 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Monnyk
Monnyk
2 anos atrás

Resultado para quem fez para o ensino médio sai dia 05/02/2018 os demais (fundamental) dia 19/03/2018.
https://vocenoenem.com.br/inep-antecipa-resultados-do-encceja-2017/

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

Olá queria muito saber quando ira sair o resultado, pois sempre diz que esta saindo na pagina do inep e até hj nada…

Marcia
Marcia
2 anos atrás

Não consigo ver o resultado da minha prova, não tem como mandar um email pra avisar …

Eduarda
Eduarda
2 anos atrás

Gostaria de saber quando e como faço para ver o resultado do ENCCEJA, pois um amigo já pegou o resultado dele e eu não consigo ver o meu.

João
João
2 anos atrás

Eu fui lá pra fazer a prova…..não fui pra comer e estava concentrado nela….tem gente que reclama que não teve condições de fazer…parem…voltem pro colégio então…pra ir em uma balada e ficar a noite toda bebendo e dançando não cansa né?? vão reclamar e ficar 4 horas sentado sem comer e beber…vão se catar…tava bom sim…em todo lugar…tirando os atrasados como sempre o resto e normal em uma prova de resultados únicos…

ELOI
ELOI
2 anos atrás

MUITAS PERGUNTAS E NENHUMA RESPOSTA DA ORGANIZAÇÃO( FALTA DE RESPEITO )
VOU PERGUNTAR TAMBÉM
QUANDO E ONDE SAI O RESULTADO???????????????????

maisa
maisa
2 anos atrás

fiz o encceja sabara, mas por ser um lugar isolado nao se tinha nenhum tipo de comercio para se comprar alimento saudavel, na parte da manha foi tranquilo de levar,mas a tarde que seria pra mim a prova de matematica a mais dificil eu ja estava com o corpo cansado e a mente sobrecarregada, foi um total descaso com os candidatos desse exame, eu nao tomei nem agua na escola pq esta, estava com gosto forte de nao sei oque,nao sei como os alunos daquela escola nao se intoxicam ao consumi -la. perto dessa sala havia um barulho infernal de… Leia mais »

adriana donato
adriana donato
2 anos atrás

eu fiz o encceja aqui em Curitiba,fiz no colegio Estadual do Parana,na minha sala de 32 alunos inscritos,so foram 11,teve salas q tiveram mais,e uma teve apenas tres pessoas para fazer a prova,depois soubemos q por conta de uma corrida q teve muitas pessoas se atrasaram p prova,porem como a corrida foi divulgada e o horario q ela aconteceria,eu e muitos colegas saimos de casa bem mais cedo,acredito q a oportunidade era p tds,mas muitos deixaram passar,agora e esperar o resultado,q nao faco a minima ideia de quando vai sair.