O resultado do Encceja 2017 será divulgado no site do Inep

Depois de ter sua data adiada por duas vezes, o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizado neste domingo (19) para mais de 1,5 milhão de estudantes em 564 cidades. Segundo o Inep, o gabarito oficial será divulgado até o dia 1º de dezembro, mas a data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi definida.

Os testes serão aplicados em dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, de acordo com o horário de Brasília. O exame terá início às 9h e encerrará às 13h. No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15, também conforme o horário de Brasília.

A prova não era aplicada desde 2014, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) havia assumido a função de conceder o diploma do ensino fundamental e médio.

Como menos de 10% dos alunos conseguiam a certificação via Enem, o governo federal decidiu retomar o Encceja, que neste ano será feito por 301.583 candidatos que querem o certificado do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. De acordo com o Ministério da Educação, quem conseguir a pontuação mínima terá isenção automática no próximo Enem. A data de divulgação do resultado do Encceja ainda não foi anunciada.

Emissão do diploma

O Encceja é realizado pelo Inep, mas compete às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia definir os procedimentos complementares para certificar os participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

As secretarias estaduais de educação listadas no edital do Encceja utilizarão os resultados individuais para a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Já os institutos federais o farão somente para certificar a conclusão do ensino médio.

Deixe seu Comentário