Entenda qual pontuação mínima do Enem para participar do Sisu e ProUni

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, tornou-se a principal porta de entrada de milhares de jovens de todo país nos cursos de níveis superiores. E hoje, grande parte destes candidatos dedicam seus dias, semanas e meses aos estudos, uma vez que a concorrência também aumentou bastante nestes últimos anos. Mas qual a pontuação mínima do Enem para participar do Sisu e ProUni? Pois, bem, vamos esclarecer.

Essa é uma das principais dúvidas dos participantes e vamos esclarecer sobre a pontuação para participar destes programas educacionais e ter reais chances de conseguir uma vaga.

  • Nota mínima para o ProUni

No ProUni, Programa Universidade para Todos, a nota mínima para participar do programa é de 450 pontos. Esse cálculo é feito com a média aritmética das notas em todas as 05 provas do Enem, ou seja, soma-se todas as notas e divide pela quantidade de provas (05). Mas o participante não pode ter zerado na Redação.

Porém vale lembrar que a nota de corte no processo seletivo da faculdade será de acordo com curso, número de vagas e nível dos candidatos, tendo somente no ato da concorrência das vagas.

  • Nota mínima para o Sisu

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, promove a concorrência de vagas em instituições públicas e sem a necessidade de fazer o vestibular, e neste programa o curso vai determinar a pontuação mínima de exigência. Por exemplo, nos cursos de Direito e Medicina onde existe uma procura muito alta, a pontuação pode variar entre 700 e 800. Já em outros cursos a pontuação pode variar entre 550 e 650.

Vale sempre ressaltar que a pontuação vai depender principalmente do nível dos candidatos, ou seja, quanto maior a nota dos seus concorrentes maior será a pontuação mínima exigida e consequentemente a dificuldade para se conseguir uma vaga. Em instituições públicas como a USP, por exemplo, a concorrência chega a ter nota de corte de 850 em medicina.

Mas independente do programa que você pretende conseguir uma vaga no ensino superior, já deu para perceber que as chances aumentam mais para quem realmente se prepara e quem consegue tirar uma boa nota, afinal, o Enem se tornou o maior vestibular do país.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Deixe seu Comentário