Tirar uma boa nota no exame do Enem é o desejo de todos os candidatos que fazem a prova, por isso é importante além de estudar, ficar ligado nas dicas e sugestões. E para a redação, isso tem um peso ainda maior, pois ela é responsável por 20% da nota final do Enem. Saiba como se dar bem no Enem sabendo quais termos não devem ser usados na Redação do Enem.
Para desenvolver um bom texto é importante ter atenção aos termos que podemos ou não utilizar, qual a melhor forma de aplicar determinadas expressões, ficar atento a erros gramaticais, principalmente de concordância, enfim, treinar o máximo possível para evitar erros bobos que possam tirar pontos que podem fazer a diferença na hora de conseguir uma determinada vaga ou não em uma instituição de ensino superior.
Erros gramaticais são muito graves em um texto e principalmente em uma redação. Atenha-se as concordâncias e na dúvida do uso de algum termo troque-o por outro.
Em uma dissertação argumentativa não é indicado o uso da 1ª pessoa, devendo ser evitado, uma vez que deve haver um afastamento do texto e o seu autor.
O uso de termos como “aí” e “daí” podem ser naturais em uma oralidade, mas em textos como a redação não. Deve se atentar quando indica conexão, como por exemplo: “Houve um aumento da inflação daí o baco Central aumentou os juros”.
Repetir várias vezes uma mesma palavra além de soar estranho é considerado uma falha. E um termo que pode ocorrer isso é o “e”. Fique atento nas suas repetições.
O Pleonasmo nada mais é do que a redundância de termos no âmbito das palavras, por exemplo: subir para cima, descer para baixo, sonhar um sonho, sair para fora, entrar para dentro, matinal da manhã,
O uso de interjeições como “hein, oh, ah, poxa, puxa, putz”, deverão ser utilizadas somente em falas, nunca em textos desse tipo.
Esse ultimo faz parte do termo nunca devem ser utilizados.
Quais situações podem zerar a redação?
Agora que você pegou mais essas dicas aproveite para por em prática nas suas redações. E para quem um tempinho sobrando, treinar no mínimo 01 redação por dia poderá ser muito útil para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Boa sorte e ótima prova!!!
O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informou através de nota… Leia mais
As bolsas são de 50% ou 100% para candidatos com renda familiar de até 3… Leia mais
O ProUni terá as inscrições abertas entre os dias 12 e 15 de janeiro de… Leia mais
O Inep liberou na última terça, 05, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem… Leia mais
O ano novo mal começou e já temos compromissos com as conquistas programadas para ele,… Leia mais
Deixe um comentário