Como se dar bem no Enem sabendo quais termos não devem ser usados na Redação do Enem
Tirar uma boa nota no exame do Enem é o desejo de todos os candidatos que fazem a prova, por isso é importante além de estudar, ficar ligado nas dicas e sugestões. E para a redação, isso tem um peso ainda maior, pois ela é responsável por 20% da nota final do Enem. Saiba como se dar bem no Enem sabendo quais termos não devem ser usados na Redação do Enem.
E-book Método Redação Nota Máxima – Passo a Passo em PDF
Desperte o seu potencial na arte da redação com uma abordagem infalível para conquistar sucesso em provas cruciais, como Enem, vestibulares e concursos públicos! Neste material primoroso, você terá acesso a um roteiro otimizado, revelando todos os segredos essenciais para criar textos brilhantes, seguindo as estratégias consagradas. Adquira já o E-book e eleve o seu desempenho!
Para desenvolver um bom texto é importante ter atenção aos termos que podemos ou não utilizar, qual a melhor forma de aplicar determinadas expressões, ficar atento a erros gramaticais, principalmente de concordância, enfim, treinar o máximo possível para evitar erros bobos que possam tirar pontos que podem fazer a diferença na hora de conseguir uma determinada vaga ou não em uma instituição de ensino superior.
Veja quais termos não devem ser usados na Redação do Enem
- Erros gramaticais
Erros gramaticais são muito graves em um texto e principalmente em uma redação. Atenha-se as concordâncias e na dúvida do uso de algum termo troque-o por outro.
- Escrever em 1ª pessoa
Em uma dissertação argumentativa não é indicado o uso da 1ª pessoa, devendo ser evitado, uma vez que deve haver um afastamento do texto e o seu autor.
- Uso de aí e daí
O uso de termos como “aí” e “daí” podem ser naturais em uma oralidade, mas em textos como a redação não. Deve se atentar quando indica conexão, como por exemplo: “Houve um aumento da inflação daí o baco Central aumentou os juros”.
- Abusar do “e”
Repetir várias vezes uma mesma palavra além de soar estranho é considerado uma falha. E um termo que pode ocorrer isso é o “e”. Fique atento nas suas repetições.
- Pleonasmo
O Pleonasmo nada mais é do que a redundância de termos no âmbito das palavras, por exemplo: subir para cima, descer para baixo, sonhar um sonho, sair para fora, entrar para dentro, matinal da manhã,
- Uso de interjeições
O uso de interjeições como “hein, oh, ah, poxa, puxa, putz”, deverão ser utilizadas somente em falas, nunca em textos desse tipo.
- Gírias
Esse ultimo faz parte do termo nunca devem ser utilizados.
Quais situações podem zerar a redação?
- Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa.
- Não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”.
- Apresente até 7 linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente. Deverá ter entre 8 e 30 linhas.
- Apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.
- Apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
- Cópia de textos motivadores.
- Desrespeitar os direitos humanos.
Agora que você pegou mais essas dicas aproveite para por em prática nas suas redações. E para quem um tempinho sobrando, treinar no mínimo 01 redação por dia poderá ser muito útil para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Boa sorte e ótima prova!!!