close

Para ajudar os candidatos, o Inep disponibilizou um video passo a passo voltadas para a prova do Enem

Principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil, o Enem deste ano, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, recebeu 8,6 milhões de inscrições. Os estudantes que têm dúvidas sobre a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 podem consultar um passo a passo com orientações detalhadas que o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou no portal do Inep.

Saiba o que levar para a prova do Enem 2016

1) Cartão de confirmação

Verifique o local de provas no cartão de confirmação da inscrição do Enem. Se você ainda não o imprimiu, o documento está disponível no site do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pela realização das provas, informa também que, apesar de não ser obrigatório, é recomendável que o candidato leve o cartão de confirmação da inscrição. Além do local de prova, estão incluídos o número de inscrição, a data e o horário das provas, a opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso, além da indicação de atendimento especializado ou específico, se tiver sido solicitado pelo participante.

2) Documento de identificação

Leve para a prova um documento de identificação oficial com foto. Pode ser a carteira de identidade (R.G.), de motorista, o passaporte e até mesmo a carteira de trabalho. O cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), embora seja um documento oficial, não possui foto, então, não será aceito na hora do exame.


3) Caneta preta

Você vai precisar de uma caneta esferográfica, de tubo transparente, de cor preta. Não serão permitidos os usos de lápis, borracha ou caneta de outras cores. Fique atento e leve pelo menos duas canetas pretas por precaução. Se uma falhar, você não ficará na mão.


4) Celular e outros itens não permitidos

O uso do celular é proibido durante a prova. Se você não puder deixá-lo em casa e ir para a prova sem ele, no local de prova os fiscais do Enem entregarão sacos porta-objetos que deverão permanecer lacrados até o final do exame.

Também não é permitido portar  lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e qualquer dispositivo eletrônico como calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, relógios, entre outros. Não é permitido também usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Se estiver com um desses itens, o participante deverá colocá-lo no porta-objetos fornecido pelo aplicador.


Será motivo, ainda, de eliminação estar com qualquer arma, mesmo tendo autorização de porte, sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame ou receber da equipe de aplicação informações sobre o conteúdo, bem como  fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas, conforme previsto no edital do Enem.

5) Saia cedo de casa

Calcule um tempo extra para chegar ao local de prova para o caso de ocorrer algum imprevisto, como perder o ônibus ou furar o pneu. Se você sequer chegou a visitar o local de prova e não tem muita noção de quanto tempo leva até o lugar, tente estimar o percurso em algum aplicativo que traça rotas como o Google Maps e o Waze. Não conte com a sorte!


6) Fique atento aos horários de abertura e fechamento dos portões de acesso para não perder o exame

Segundo o edital, em todos os estados, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Após o fechamento, fica proibida a entrada de estudantes que chegarem atrasados. O início das provas será às 13h30, no horário da capital federal.




Tags : Provas Enem
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar