Provas e Gabaritos do ENEM: Prepare-se para o Enem refazendo provas anteriores

Quem está se preparando para ter um bom desempenho no ENEM pode treinar a partir das provas das edições anteriores. Essa é uma estratégia interessante para conhecer o formato do exame, o estilo das questões e os conteúdos mais cobrados. Para te ajudar nessa tarefa, o vocênoenem separou as provas e gabaritos do ENEM de todas as edições do formato atual, de 2009 a 2023.

Nos links abaixo você encontra disponível para download todas as provas e gabaritos de 2009 a 2019, período em que o Enem foi reformulado. Todas as questões estão acompanhas pelos respectivos gabaritos.

E-book Método Redação Nota Máxima - Passo a Passo em PDF

E-book Método Redação Nota Máxima – Passo a Passo em PDF

Desperte o seu potencial na arte da redação com uma abordagem infalível para conquistar sucesso em provas cruciais, como Enem, vestibulares e concursos públicos! Neste material primoroso, você terá acesso a um roteiro otimizado, revelando todos os segredos essenciais para criar textos brilhantes, seguindo as estratégias consagradas. Adquira já o E-book e eleve o seu desempenho!

Quero Comprar

Baixe as Provas e Gabaritos do ENEM (Oficiais)

Baixe as Provas e Gabaritos do ENEM (Oficial)

Anteriores a 2009

Entre 1998 e 2008 as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, em que cada uma delas era avaliada por três questões. Assim, a parte objetiva das provas era composta por 63 itens interdisciplinares aplicados em um único caderno.

A partir de 2009, as provas objetivas passaram a ser estruturadas em quatro matrizes, uma para cada área de conhecimento. Cada uma das quatro áreas é composta por 45 questões. Cada um dos cadernos, na nova edição do exame, é composto por 2 áreas de conhecimento, totalizando 90 questões por caderno.

Preparando-se para o ENEM

Dicas para o Sucesso

Preparar-se para o ENEM pode ser uma tarefa desafiadora, mas com a abordagem certa, é possível obter resultados excepcionais. Aqui estão algumas dicas valiosas:

  1. Crie um Cronograma de Estudos: Estabeleça um plano de estudos que abranja todas as matérias do ENEM e siga-o rigorosamente.
  2. Use Recursos Online: Existem muitos recursos online gratuitos, como videoaulas e simulados, que podem ajudar na preparação.
  3. Pratique a Redação: A redação é uma parte fundamental do ENEM. Pratique regularmente e peça feedback de professores ou colegas.
  4. Revise as Edições Anteriores: Analisar provas e gabaritos anteriores do ENEM pode ajudar a entender o formato das questões e o estilo das respostas.
  5. Mantenha-se Atualizado: Fique por dentro das atualidades, pois o ENEM costuma abordar temas da atualidade em suas questões.

O Que é o ENEM

Uma Breve Introdução

O ENEM é uma avaliação anual, administrada pelo Ministério da Educação do Brasil, que testa o conhecimento dos alunos em uma variedade de disciplinas, incluindo Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens. Além disso, o exame também avalia a proficiência em redação. O ENEM é utilizado como critério de seleção para diversas universidades e programas de bolsas de estudo em todo o país.