Categorias: Notícias Enem

Provas do Enem começam a ser distribuídos para o interior do país

Provas do Enem 2016 já estão a caminho dos pontos de armazenamento no interior do país

As 18 milhões de provas impressas para o Enem 2016 começaram a ser expedidas nesta quarta-feira, 5, do batalhão do exército brasileiro onde ficaram armazenadas. O primeiro carregamento saiu em um caminhão dos Correios, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal. A ordem de serviço com autorização para a expedição das provas foi assinada exatamente um mês antes do exame, que será realizado em 5 e 6 de novembro. Até lá, as provas ficarão armazenadas sob proteção do Exército Brasileiro, em diversos estados brasileiros.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também realizaram o Encontro Nacional de Alinhamento das Operações de Segurança do Enem 2016, uma reunião com todos os parceiros e órgão envolvidos no Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo é alinhar a operacionalização logística da distribuição dos instrumentos de aplicação entre os principais parceiros envolvidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Maria Inês Fini, presidente do Inep e idealizadora do Enem, em 1998, relembrou as primeiras edições, quando o processo era quase artesanal. “Nós mesmos cuidávamos da segurança, da diagramação da prova e da organização dos colaboradores. Era algo muito novo para o próprio Inep. Hoje, o envolvimento de tantos órgãos de segurança nos garante tranquilidade. Com os anos, construímos sofisticados mecanismos para entrega dessa prova, com parceiros muito bem preparados para garantir a continuidade do trabalho iniciado no Inep”, destacou.

O Enem 2016 teve 8.627.195 de inscrições. Isso envolverá mais de 700 mil pessoas na aplicação das provas, entre coordenadores estaduais e municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes, chefes de salas e aplicadores, e aplicadores especializados. Além das 18 milhões de provas, são 33 milhões de materiais administrativos, como questionários e atas de presença, entre outros. Isso representa 77 mil malotes. A prova será aplicada em 1.727 municípios e 17 mil locais de prova. Para chegar a tantos pontos, serão 6,1 mil rotas de distribuição percorrendo 309 mil quilômetros.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Provas

Posts Recentes

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

4 semanas atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 mês atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

3 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

5 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

3 semanas atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

3 semanas atrás