close

Até o momento a prova do Encceja 2019 está mantida, segundo Inep

Após a divulgação de quebra de segurança na prova do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, existiu a especulação de cancelamento, mas até o momento a prova do Encceja 2019 está mantida, segundo Inep. Porém poderá ser adiada para outra data.

Os servidores responsáveis pela quebra de segurança eram funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e foram demitidos pelo Inep na quarta-feira, 22. A quebra de segurança se deu após uma funcionária que era responsável por levar o DVD contendo a prova para a gráfica Valid Soluções S.A. em São Paulo, esqueceu a senha de acesso e precisou entrar em contato com o chefe em Brasília, e este lhe forneceu por telefone uma nova senha para acessar a mídia.

Apesar disso, o Presidente do Inep, Alexandre Lopes, garantiu que não houve vazamento do conteúdo da prova. Já para a prova do Enem, ele garantiu que a segurança é mais rígida e o transporte da mídia e da senha é feito com o acompanhamento da Polícia Federal e a abertura da prova na sala segura da gráfica também é acompanhada e filmada pela Polícia Federal, disse.

Inscrições e provas dos Encceja estão mantidas

O Inep também confirmou que as inscrições do Encceja estarão mantidas até as 23h59m do dia 31 de maio, e no caso das provas, havendo o adiamento, uma nova data será divulgada, mas até o momento está mantida a data do dia 25 de agosto e será realizada em 611 municípios de todo o país.

Sobre o adiamento da prova, o presidente do Inep disse: “Isso pode acontecer, isso vai depender do que a equipe técnica vai falar. Assim que tivermos a informação a gente traz. A gente quer dar de forma muito transparente as informações para as pessoas que vão fazer o Encceja, para poder tranquilizá-las”.

Quem ainda não fez a inscrição poderá acessar a Página do Participante do Encceja até dia 31 de maio para se inscrever, basta informar CPF e data de nascimento e para finalizar a inscrição, o candidato deve preencher um formulário socioeconômico.

Já foram mais de 730 mil inscritos no Encceja 2019, que é responsável por garantir a Certificação dos Ensinos Fundamental e Médio para milhares de pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos em idade considerada adequada.

Tags : EnccejaInscrição EnccejaProva do Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários