close

Como se Inscrever para as bolsas Remanescentes do ProUni 2016

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 1º de agosto, as inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2016. Quem não está matriculado poderá se inscrever até o próximo dia 26. Já os estudantes de cursos superiores terão até 14 de novembro para confirmarem a participação.

Por meio do sistema você poderá se inscrever às bolsas remanescentes do processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2016.

São ofertadas bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.

Pode se inscrever:

  • o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média aritmética das notas nas provas objetivas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação; ou
  • o professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.

Caso seja o seu primeiro acesso, você deverá efetuar o cadastro no sistema de inscrição.

Entenda o ProUni

As bolsas são destinadas aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2015. A média necessária para a participação é de 450, além de não ter zerado a redação.

Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício do magistério, podem concorrer às bolsas para cursos de licenciatura da educação básica sem precisar da participação no Enem.

Renda

O candidato com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio poderá concorrer às bolsas de 100% do valor da mensalidade. Já quem possui renda de até três salários mínimos tem direito ao benefício de 50%.

Além disso, o candidato precisa estar incluso em uma das seguintes opções:

– ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsas integral em colégio particular;
– ser pessoa com deficiência;
– ser professor da rede pública de ensino e estar em exercício do magistério (não sendo necessário comprovar renda nesta modalidade).

Tags : ProUni
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
3 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Carla Ferreira
Carla Ferreira
3 anos atrás

ou seja só em 2017 para se inscrever??

Josiane Azevedo
Josiane Azevedo
4 anos atrás

para quem for fazer Enem pela primeira vez em 2016, não pode se inscrever no ProUni?

Dalila Aparecida Martins
Dalila Aparecida Martins
4 anos atrás

quero fazer enen